domingo, 3 de junho de 2018

II Libras Show: Música Sozinho

 

Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermagem da Faculdade SEUNE, no ano 2018.1 Primeiro Curso de Enfermagem no Estado de Alagoas, onde os alunos tem Libras na sua graduação obrigatória. Libras I, II. Prof. Esp. Joilsom Saraiva. Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

7 comentários:

  1. Bom dia, boa tarde, boa noite! , Falar sobre a língua de sinais Hoje para mim, é muito diferente do que via antes do curso, na verdade não via nada e hoje ter aprendido e saber alguns Sinais foi muito bom é gratificante, hoje posso falar que posso ter um contato com um Surdo, o mínimo que seja, mas sei que consigo me comunicar, por durante o decorrer das aulas ter aprendido alguns sinais, conhecer o mundo deles foi deslumbrante saber um pouco do dia a dia deles, como eles se comunicam, como aprendem a se comunicar com ouvintes e não ouvintes e essa música em que aprendemos mais sinais, foi Maravilhoso no início achei que não ia conseguir, mas no dia da apresentação estava com a música na ponta dos dedos e mãos rsrs... , acredito que a LIBRAS a cada dia está crescendo em diversas áreas e acredito que na Enfermagem é muito válido ter conhecimento da língua de sinais e claro um diferencial, pois você enfermeiro(a) irá conseguir se comunicar o cliente/paciente Surdo, sem falar que ele irá se sentir valorizado e eu espero mesmo conseguir me aperfeicoar mais lá na frente.
    Grata por todo aprendizado!

    ResponderExcluir
  2. A língua de Sinais/Libras é segunda maior língua mais usada no Brasil. O Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais/ Libras, por meio da Lei nº 10.436/2002, como a Língua das comunidades surdas brasileiras, que no seu artigo 4º, dispõe que o sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais / Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
    O acesso que a universidade Seune me deu em cursar libras/Língua de Sinais no primeiro período de enfermagem foi uma grande oportunidade de aprendizagem. Foi um crescimento pessoal e profissional. Em meio a tantas a curiosidades no início da aula, hoje vejo depois de participar das aulas e treinar para o Libras Show me vejo uma pessoa realizada, pois foi muito importante para o desenvolvimento. Amei participar e todos deveriam ter oportunidade de aprender para passar adiante esse ensinamento/aprendizado que vai tornar uma sociedade onde temos que praticar a inclusão.
    Todo conhecimento adquirido durante o curso vou colocar em prática e passar adiante meu conhecimento, coloca em pratica a inclusão e a empatia,pois são os meio mais importantes e essenciais para a igualdade social.
    Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, 9,8 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,2% da população brasileira. Deste total 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir.
    Eu quero um Brasil onde todos temos direito iguais e tenhamos mais acessibilidade.
    Por tanto a implantação nas escolas e no ensino superior do ensino da língua e sinais/Libras é o meio mais importante e acessível para uma sociedade sem preconceitos e inclusão, pois como exemplo será minha profissão a aprendizagem dessa língua vai quebrar barreiras dentro do hospital, pois quando chega um surdo temos muito dificuldade no atendimento, mas depois que estou colocando em pratica meus conhecimentos adquirido durante o curso e minhas pesquisas fora dele está me tornando um profissional melhor e ainda ajudo meus colegas de trabalho.
    Referências:
    www​.egov.ufsc.br/.../inclusão-social-do-...
    Censo do IBGE 2010/número de surdo/pessoas com deficiência auditiva
    Tâmara Karine
    Primeiro Período Noturno/Enfermagem

    ResponderExcluir
  3. Falar sobre a língua de sinais hoje é gratificante pois,vejo libras de uma forma diferente que havia no início do curso, me sentindo perdida neste mundo de conhecimento gestual que é articulada pelas mãos, eu como ouvinte,passo me comunicar um pouco com os surdos com os sinais que aprimorei durante as aulas.
    O desafio de libras show foi uma experiência incrível mesmo com algumas dificuldades para desenvolver a música sozinho do cantor Caetano Veloso,porém conseguir ficar com ela nas pontas dos dedos foi tudo muito sincronizado.
    Portanto aprender libras é um diferencial para a enfermagem poder cuidar sem restrição.É bom saber que a cada dia libras está crescendo em todas as áreas de trabalho.E o enfermeiro não foge desse domínio de conhecimento diferenciado de libras podendo fazer um atendimento de qualidade digino para os surdos e mostrar toda está dimensão de libras como a segunda língua brasileira, pois o surdo também tem seu espaço no mundo.

    ResponderExcluir
  4. Oque falar sobre está língua que é tão linda e ao mesmo tempo tão complexa, mas agora eu pude participar um pouquinho desta língua que mim encantou muito e que pude aprender um pouco sobre ela e me envolver também. Hoje pude entender mais sobre,onde no começo pra mim era tão complexo,e hoje posso sim mim comunicar com um surdo com um pouco do que aprendi em sala de aula.
    E este trabalho de libras que foi proposto,eu cheguei a pensar que não iria conseguir apresentar a música sozinho-Caetano Veloso escolhida por meu grupo,tivemos muita dificuldade de sincronização e a gesticulação com as mãos,mas no final o resultado foi incrível e muito gratificante.
    E pude perceber o quanto Libras é fundamental na enfermagem, é poder zelar e cuidar sem uma restrição alguma, poder dá um atendimento de qualidade à uma pessoa com surdez. E que a cada dia que passa a língua de libras passa a ser adquirida em outras profissões e ganhando um grande espaço no mundo, e mostrando toda dimensão de libras como a segunda língua brasileira.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Antes de inicar a faculdade eu nao fazia minima ideia de que lingua era essa (LIBRAS). Então aprender libras foi algo muito inovador, com bastante desafios, porem muito gratificante. Agora sei que o quanto que é importante a lingua de sinais,tanto no curso quanto para nossa vida pessoal/profissional.Aprendi que a lingua de sinais se torna muito mais dificeis para nós enquanto seres humanos ouvintes,do que para os proprios surdos. Enfim, a materia me trouxe grandes conhecimentos,e hoje me sinto ''honrada'' ao saber que irei atender e entender um surdo em meu ambiente de trabalho, e fora dele tambem. Que irei me comunicar com eles (surdos) na mesma facilidade a qual me comunico com as pessoas vistas como ''normais'' pela sociedade (ouvintes)

    ResponderExcluir
  7. Não posso falar que “foi”, mas sim que “estar” sendo maravilhoso conhecer uma nova linguinha, na qual possibilitou, mesmo que rapidamente e com algumas dificuldades, a minha comunicação com alguns surdos. Daqui pra frente espero aprender mais, e cada dia me capacitar para que um dia eu possa de alguma maneira compreender e poder ajudar essa parcela da população, que ainda nos dias de hoje sofrem preconceitos, assim, quando eu for uma enfermeira vou me sentir uma profissional mais completa.

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...