sábado, 2 de junho de 2018

II Libras Show: Música Eu sem Você

 

Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermagem da Faculdade SEUNE, no ano 2018.1 Primeiro Curso de Enfermagem no Estado de Alagoas, onde os alunos tem Libras na sua graduação obrigatória. Libras I, II. Prof. Esp. Joilsom Saraiva. Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

7 comentários:

  1. Quando comecei o 1° período e conheci de fato a LIBRAS eu despertei uma vontade cada vez maior de conhecer palavras novas e cada conhecimento que eu adquiria era muito bom pois minha vontade de aprender mais só aumentava, participar dessa experiência foi muito divertido, me fez conhecer pessoas novas e aprender muito mais com elas pois essa língua me ensinou a ser uma pessoa mais inclusiva. Essa capacitação vai me ajudar a proporcionar cuidados da melhor forma possível sem restrição de pessoas e sem barreiras. Quero me dedicar a esse novo aprendizado e poder leva-lo para a minha vida tanto profissional quanto pessoal. Meu desejo para o futuro é que a LIBRAS ganhe muito mais visibilidade entre as pessoas ouvintes e que o aprendizado dela se torne popular no cotidiano de todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. No meu ensino medio, tive a oportunidade de ter em meu curso um deficiente auditivo, mas por não ter a curiosidade de aprender a libras e por falta de inclusão da escola em estimular os ouvintes a manterem uma comunicação com o surdo, desperdicei essa oportunidade. Mas felizmente na faculdade SEUNE tive uma segunda chance de reparar meu erro tendo a libras como matéria obrigatória, na primeira ab1 dei início a minha longa jornada pela inclusão, tive a honra de conhecer pessoas (deficientes) incríveis, e o prazer de conseguir me comunixco normalmnten com eles, aprendendo a cada dia novos sinais e formas de comunicação. E junto com a ab2, foi o complemento que faltava pra eu me sentir completo e satisfeito com a libras, pois jamais imaginava um dia conseguir interpretar uma música. Levo como aprendizado dessas experiências que se faz mais que necessário o profissional de enfermagem ter nocao de libras, para um atendimento mais igualitário e humanizado, além de mostrar que a enfermagem não é só cuidado, mais inclusão também. Meu desejo hoje é que o mundo conheça a linguagem de sinais e faça ela viva em seu dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ser um intérprete foi uma experiência incrível, mas tive minhas dificuldades para conseguir desenvolver, uma delas foi para acompanhar a música, e se expressar, porém, a sensação de "cantar" para alguém foi ótima, a sintonia da equipe. Adorei ter uma matéria de Libras nesse primeiro período, aprendi muito, e pretendo aprender mais, me especializar na área de libras para ter conhecimento na língua como Enfermeira, seguir uma carreira profissional com essa bagagem maravilhosa. Quero ter a sensação de conseguir entender o surdo e poder ajuda-lo. Nesse primeiro período fiz amizade com alguns surdos e aprendi muito com eles também, consegui me comunicar, e tive varios momentos de risadas com eles, adorei!!! Só tenho a agradecer a Faculdade Seune e ao professor Joilson, pois são poucos cursos e faculdades que adotam essa matéria

    ResponderExcluir
  5. Aprender libras pra mim foi algo muito novo, até porque eu sabia o que era, mais tinha muito pouco conhecimento e entendimento. Então desde que entrei na faculdade Seune e tive essa matéria eu venho a cada aula, modificando minha visão sobre essa língua, sobre esse mundo dos surdos. Conheci diversos sinais, o alfabeto(que eu não sabia), entre outras coisas. E isso me permitiu criar novas amizades na universidade, com pessoas surdas, e pode conversar com elas, compartilhar e sempre aprender um pouco mais dessa língua. Uma das coisas que eu também não sabia, e fiquei surpresa é que Libras é a segunda língua oficial brasileira. Eu tenho certeza que esse aprendizado eu vou levar pra o resto da vida, vou me aprofundar mais um pouco, para que no ambiente profissional eu venha pôr em prática e conseguir atender pessoas surdas sem dificuldades, pois hoje em dia esse é uns dos obstáculos enfrentados por essas pessoas, fazendo com que elas não se sintam frustadas ou não tenham sucesso no atendimento por falta de conhecimento de algum profissional. Então eu desejo muito conseguir ajudar essas pessoas, até porque foi uma matéria que me identifiquei muito, achei muito interessante, e tenho vontade de ampliar meus conhecimentos nessas área. E para o futuro melhor para os surdos, eu acho que deveria ser obrigatório a Libras desde o ensino fundamental, médio e superior para que todas aprendam e possam incluir essas pessoas no meio social, e em locais públicos sempre ter alguém que saiba falar em libras para facilitar o atendimento dos surdos, e assim incluí-los no meio social.

    ResponderExcluir
  6. Libras foi o início de um desafio, tão quanto o trabalho de libras interpretando à música. Porém, este novo mundo tem dispertado de maneira ampla cada vez mais interesse pelo aprendizado e me mostrou no trabalho de libras o quanto é importante a inclusão. Tivemos muito contato com estudantes com deficiência auditiva da faculdade, que nos ajudaram bastante e nos mostraram o quanto é importante libras tanto na vida pessoal, acadêmicaca e profissional. É uma disciplina a qual deveria ser obrigatória desde o o ensino infantil. Hoje nos deparamos com está dificuldade justamente pelo fato de não termos à disciplina desde pequenos. Porém,nunca é tarde para agregarmos essa disciplina de suma importância. Libras foi o desafio que me permitiu enxergar e praticar a língua de sinais de uma maneira extremamente diferente. Trago este começo de aprendizado do primeiro, e espero que possa aplicar e ampliar muito mais este conhecimento para minha vida profissional. E posso afirma que a disciplina aproximou de um mundo para mim desconhecido e a pessoas maravilhosas, que só tenho agradecer.

    ResponderExcluir
  7. aprender Libras é ajudar em uma maneira de inclusão social de indivíduos com deficiência. Assim como todo brasileiro, os deficientes auditivos devem estar inseridos de toda e qualquer forma na vida em sociedade e uma das maneiras mais básicas de inclusão é por meio da linguagem. É por isso que devemos ter empenho em compreender a Libras em sua totalidade e não como forma de apenas acrescentar mais alguma característica em nosso currículo. Pensar na relação da linguagem com as pessoas nos dá uma ideia bem maior e correta de como ela é importante para todas as pessoas. Como enfermeira a língua brasileira de sinais vai me ajudar a fazer um tratamento mais humanizado , sem descriminação e mais igualdade. Ajudando assim a diagnosticar e promover prevenção. Gostaria muito que libras fosse mais reconhecida e conscientizada no mundo todo , pois é algo de grande importância para nós e ver a inclusão total do deficiência na sociedade.

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...