sábado, 2 de junho de 2018


II Libras Show: Música Eu sei

 

Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermagem da Faculdade SEUNE, no ano 2018.1 Primeiro Curso de Enfermagem no Estado de Alagoas, onde os alunos tem Libras na sua graduação obrigatória. Libras I, II. Prof. Esp. Joilsom Saraiva. Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

6 comentários:

  1. Aprender libras, é como qualquer outra linguagem, exige dedicação e comprometimento. Além disso quando alguém decide aprender a língua Brasileira de sinais, está fazendo muito por ela mesma e pela sociedade em geral. Pensar na inclusão que um estudante de libras reforca por meio da comunicação aprendida,nos mostra como é essencial estamos aptos a nos relacionar com aqueles que trabalham com atendimento do público também são um grupo que fazem um bom aproveitamento da lingua de sinais. lidar com pessoas e atendê-las bem passa pelo básico de compreensão comunicativa.
    É dessa forma, que desejo no futuro e saber conversar com alguém deficiente auditivo, que a comunicação se torne um sentimento de acolhimento e compreensão. É de suma importância para que nenhuma parte da comunicação acaba frustada.

    ResponderExcluir
  2. Logo quando descobrir que teria a disciplina de libras fiquei super animada porque apesar de não ter um conhecimento dessa língua eu tinha uma vontade imensa de conhecer o mundo dos surdos e tive esse privilégio de conhecer na faculdade e foi maravilhoso adquirir esse conhecimento a cada aula que era dada eu aprendia diversos sinais e tudo aquilo que eu aprendi hoje eu consigo colocar em prática podendo se comunicar com essas pessoas,só tenho que agradecer por ter obtido esse conhecimento.
    Eu espero que no futuro eu possa ajudar os surdos dando um atendimento de qualidade e que eu seja uma profissional capacitada para obter suas necessidades diante da situação do paciente.
    portanto eu desejo que essa língua seja cada vez mas explorada pelas pessoas e que seja uma língua obrigatória em diversos cursos.

    ResponderExcluir
  3. Aprender libras para mim foi muito gratificante e uma experiência única. Pois é através de libras na graduação de enfermagem que vou poder atender meus pacientes de forma mais aprimorarada e humanizada. Aprender libras é enterder e atender os pacientes surdos de forma qualificada,pois a ausência do curso de libras pelos profissionais da saúde, fragiliza a comunicação do deficiente auditivo,bem como seu acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência, prejudicado a qualidade do serviço prestado. Desejo que no futuro nossos governantes envistam em políticas de inclusão e assessibilidade aos deficientes auditivos.

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom conhecer coisas novas,aprender e participar desta novas língua está sendo uma experiência única e prazerosa, pois, futuramente como enfermeira vou poder me comunicar facilmente com qualquer paciente surdo que chegar em meu local de trabalho.
    Meu grande desejo é que futuramente com minha habilidade na língua de sinais,fazer intervenções em escolas que possuam ou não alunos surdos e incentiva-los a estudar e aprender a língua de sinais,permitindo uma melhor comunicação entre as pessoas normais e os surdos,descartando a possibilidade de exclusão das pessoas que possuam esse deficiência.

    ResponderExcluir
  5. Participar dessa matéria no curso de Enfermagem para mim foi uma honra,foi uma forma de descobrir novos rumos ao qual não sonhamos que um dia adquiriamos uma forma tão interessante e digna de nos Comunicar com pessoas deficientes fazendo das mesmas mais humanas...para o futuro viso me especializar de alguma maneira na área pela qual me trouxe bastante curiosidade e vontade de querer obter e transmitir conhecimentos...

    ResponderExcluir
  6. QUEM VÊ OS SURDOS CONVERSANDO FLUENTEMENTE EM LIBRAS ,ESTUDANDO EM UNIVERSIDADES E TRABALHANDO NÃO IMAGINA O ÁRDUO PERCURSO QUE FOI PARA CHEGAR ESSAS CONQUISTAS AO LONGO DE SÉCULOS,NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS , OS AVANÇOS DA SUPERAÇÃO DA ORALIZAÇAO À AFIRMAÇÃO DAS LÍNGUAS DE SINAIS,A CRIAÇÃO DE CENTROS ESPECIALIZADOS E OUTROS DETALHES PARA O EMPODERAMENTO SURDO. PRECISO COM CERTEZA FAZER UM CURSO DE LIBRAS, POIS NA ÁREA DA SAÚDE E OUTRAS ÁREAS COMO A EDUCAÇÃO PRECISAR DE PROFISSIONAIS HABILIDADOS EM LIBRAS E COM A MÚSICA NA HORA FIQUEI PENSANDO COMO EU IA APRESENTA ,MAS DEPOIS PEGUEI O RITMO E DEU TUDO CERTO,FOI ÓTIMO FAZER PARTE DESSE APRENDIZADO.

    JOSILENE DOS SANTOS FERREIRA NOVAES

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...