sábado, 2 de junho de 2018


II Libras Show Música: Como é Grande Meu Amor Por Você


Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermagem da Faculdade SEUNE, no ano 2018.1 Primeiro Curso de Enfermagem no Estado de Alagoas, onde os alunos tem Libras na sua graduação obrigatória. Libras I, II. Prof. Esp. Joilsom Saraiva. Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

7 comentários:

  1. Aprender a língua libras para mim foi uma oportunidade única, acredito que todos os universitários independentemente do curso que faça deveria passar por essas experiência. Sem dúvidas nenhuma quero continuar um curso mais avançado de libras pensando até em me especializar, os surdos são pessoas incríveis e que as vezes passam situações muito constrangedoras por não ter um intérprete para ajudá-los, espero que a língua ajude em minha profissão para lidar com os meu futuros pacientes Surdos mais adequadamente. Tenho um grande desejo que seja dado o curso completo de libras durante a graduação de todos os curso.
    A música não precisa ter som para ser dançada 😍😍
    TAMIRES DE ATAIDE SILVA

    ResponderExcluir
  2. Momento único em minha vida!nunca imaginei que aprender libras fosse tão gostoso,cada gesto,cada desafio é único.e hoje é o que eu mais indico meus amigos é:façam libras,vocês não sabe o quanto isso é importante no nosso dia a dia,até mesmo na area que vamos atuar,isso vai facilitar muito a nossa comunicação com os surdos,pois não podemos imaginar atender alguém que nem se quer sabemos o que ela tá sentindo.E estudar libras foi isso,aprender um pouco das dificuldades que os surdos passam na sociedade,mesmo nos dias atuais,ainda existe muita dificuldade de comunicação e isso torna difícil não só pra os surdos,mas pra os ouvintes Também que não conseguem se comunicar de forma adequada.quando o professor lançou o desafio de cantar uma música em libras foi tipo ham,como assim?eu mau sei o alfabeto em libras como vou cantar em Libras?teve até companheira de grupo que falou:Eu prefiro prova não vou conseguir não,e lá fomos nós pra mais um desafio.quando nos deparamos cantando com a alma,e isso foi tão gratificante que não podíamos imaginar que ia ser tão bom cantar em libras,foi gratificante vê que mesmo com todas as dificuldades,nós conseguimos!"missam dada, missão cumprida"
    Eu me apaixonei por libras!
    Que venham mais desafios porque nós já estamos prontos pra caminhar de maos dadas com os desafios que estão por vim!

    Vilma cristina

    ResponderExcluir
  3. Antes de iniciar o curso de LIBRAS,eu já conhecia porque meu filho Pedro têm aula de Libras na escola que ele estuda. Na hora que fui comprar os livros dele e vi essa matéria,fiquei pensativa! Como assim meu filho vai estudar libras?! Mas daí quando comecei a ter aula de LIBRAS fiquei encantada. Hoje posso dizer que estou procurando aprendizado na área de LIBRAS,hoje sei o quanto essa língua é importante e principalmente para o profissional na área de saúde.É de relevante importância o ensino de LIBRAS para a capacitação do profissional da área de saúde. Para poder garantir um atendimento digno e de qualidade para aqueles pacientes com deficiência auditiva. Quero me dedicar cada vez mais nesse novo aprendizado e poder ajudar cada vez mais os deficientes auditivos. E levar esse conhecimento e fazer a diferença no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Aprender uma nova língua é sempre animador, mas para mim, em particular, voltar a colocar em prática libras que era algo que eu já tinha estudado e uma paixão antiga foi sensacional. Foi uma surpresa saber que íamos ter essa matéria, afinal, ainda é preciso muita inclusão nesse quesito, é preciso que instituições de ensino entendam a importância de se formar profissionais qualificados, mas sobretudo dar qualidade a esse atendimento e no nosso caso, sermos capazes de facilitar esse acesso a saúde principalmente aos surdos.
    Interpretar esse música foi desafiador, para nós como alunos, mas com dedicação e o amor que sentimos por libras e por todo esse universo tão único e tão inspirador conseguimos realizar esse belo trabalho.
    Espero que muito em breve estudar libras não seja um caso a parte, que essa língua esteja implantada nas faculdades como uma disciplina obrigatória e que seja conhecida e praticada por todos, para que possamos colocar em ação o verbo incluir.
    Desejo ser a diferença em atendimento aos surdos, ser alguém que ajude, que passe confiança e possa com isso dar mais autonomia a pessoa que pode falar com um profissional da saúde diretamente sem que precise expressar o que sente por meios de terceiros, afinal, ninguém mais que o próprio paciente sabe o que está sentindo.
    Então, agradeço essa rica oportunidade e irei em busca de mais, por que tenho a certeza de que quero me aperfeiçoar cada vez mais para que o título de profissional diferenciado e qualificado seja alcançado por mim.

    Tamires Juliana Chaves dos Santos.

    ResponderExcluir
  5. Então, foi bastante importante aprender um pouco de libras, pude perceber como era carente essa questão de ter pessoas na área da saúde que soubesse libras, espero que com essea matéria eu possa me especializar e ajudar mais, pois a carência na área da saúde é grande, e como uma futura enfermeira vou ser um diferencial por saber libras, ajudando aos surdos e fazendo assim ter inclusai social, que abrange oportunidades iguais de acesso, sendo un desejo meu, de tratar como um todo os pacientes surdos, e poder proporcionar o melhor à ele, tendo todo o conhecimento do que se passa com ele. Espero me aprofundar mais em libras.

    Aluna
    Arielly Lisandra Neves Oliveira

    ResponderExcluir
  6. A experiência de conhecer e "aprender" Libras é realmente incrível. Além de ser considerado o segundo idioma do país Libras vem me proporcionando grandes descobertas e um mundo que eu té então sabia muito pouco. Estou completamente fascinada com esse novo idioma. Participar dessa primeira apresentação musical me deixou cada vez mais familiarizada e com mais vontade de aprender a língua dos sinais. E isso será de fundamental importância para minha carreira profissional. Saber a Língua de Sinais com certeza irá me ajudar bastante a fazer o meu trabalho como enfermeira com mais qualidade, oferecer um atendimento digno e de qualidade aos deficientes auditivos vai muito além de ser um profissional completo, é uma questão de Respeito e Amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  7. Aprender libras foi muito desafiador , no início me desesperei pois não é apenas aprender fazer gestos com as mãos, mas sim uma grande responsabilidade pois é uma língua e tem todo um significado . Infelizmente a libras é pouco conhecida e explorada, vemos instituições que não tem um profissional sequer que possa atender um surdo de forma decente , pois quase nenhum profissional é capacitado para isso. E esse com certeza será o nosso diferencial, poder atender a todos de forma igualitária. A matéria nos deixou com gosto de quero mais , de buscar aprimoramento, se doar para entender quem ainda é pouco entendido. Thayana Maria da Silva Barbosa

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...