segunda-feira, 4 de junho de 2018


II Libras Show: Música Como é Grande o Meu Amor por Você


Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermagem da Faculdade SEUNE, no ano 2018.1 Primeiro Curso de Enfermagem no Estado de Alagoas, onde os alunos tem Libras na sua graduação obrigatória. Libras I, II. Prof. Esp. Joilsom Saraiva. Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. No início do semestre fiquei assustado com essa nova língua tão rica de detalhes e com o poder de inclusão que ela tem. ao longo do período fomos desafiados com atividades que fez com que nos academicos de enfermagem se aproximasse cada vez mas possibilitando alto conhecimento e desenvolvendo habilidades deixamos de ser leigos. Vem sendo prazeroso cada conquista mim vejo um enfermeiro no futuro com potencial de prestar assistência a todos sem exclusão.
    A comunicação é o principal meio de interação o profissional moderno deve possuir uma visão ampla preocupando-se com o relacionamento com paciente buscando sempre conhecimento dessa forma não priva o surdo de um atendimento humanizado.a cada trabalho filmes e aulas desenvolvidas só aumentou o nossos conhecimentos informação sobre essa lingua que possibilitou a nós sair da zona de conforto e nos fez se comunicar com aquele que muitas vezes a sociedade não os incluir.
    *Wellington Luan da Silva Souza
    1periodo de enfermagem seune

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite! Me chamo Cristiane Vasconcelos, A Libras foi muito importante, poís através dela pude ter a honra de conhecer inúmeros sinais, confesso que no início me peguei pensando, acho que não vou conseguir, mas o Professor Joilson com esse jeito encantador e paciente de nos ensinar fez com que eu despertasse o quão importante e gratificante seria o acesso a uma nova língua, porque não é fácil. Antes eu tinha uma visão que só familiares teriam que aprender, hoje tenho uma visão ampliada sobre o assunto e que é importante que todos em geral tenham acesso ao aprendizado porque sempre em nosso cotidiano nos deparamos com com uma pessoa auditiva e é uma situação vergonhosa em não saber-mos nos comunicar, sem contar que ganhamos mais um aprendizado na vida, e aprender coisas novas sempre é algo muito bom, também percebi que que antes eu tinha dificuldade em fazer os sinais, hoje melhorei a articulação das mãos, bom a música foi um desafio brilhante que não final deu certo e foi muito lindo e gratificante e concluindo sobre o assunto que com esse conhecimento maravilhoso no meu ambiente de trabalho como enfermeiro eu irei proporcionar um conforto junto com inclusão passando uma maior confiança podendo interagir, e tenho interesse em me aprofundar nesta Língua tão linda, só tenho a agradecer a você professor e aos meus colegas de turma.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite meu nome é Flávia Inácio, achei muito importante aprender essa língua de sinais a Libras não imaginava que iria gostar tanto como eu gostei e achei de suma importância essa disciplina e participar dessa apresentação foi muito gratificante, quero de coração agradecer o professor Joilsom pela paciência e dedicação, pude ver o quanto ele ama lecionar em especial essa disciplina maravilhosa que cada vez nos deixa mas apaixonado, espero através desse conhecimento em Libras ajudar as pessoas a se comunicar e assim levar alegria. como futura enfermeira pretendo aprofundar meus conhecimentos e praticar mais libras para assim fazer a diferença por onde passar pois sei que essa língua de sinais pode ajudar as pessoas construir laços nos fazer pessoas melhores, seres humanos mais humanos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Jaciara Casado da Silva e venho por meio deste comentário relatar um pouco da minha experiência com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

    Bom, eu já havia estudado esta disciplina em outro momento tanto que pensei em dispensar a disciplina mas não foi possível por questões burocráticas. E hoje me sinto feliz em não ter dispensado esta matéria pois passei a enxergar LIBRAS de uma forma diferente e ver como ela é de extrema importância não só para nós que vamos seguir na área da saúde, assim como para todos nós enquanto sujeitos que vivemos em sociedade pois ela proporciona a inclusão social.

    Espero que a LIBRAS se torne mais popular para que assim possamos nos comunicar melhor com os surdos podendo proporcionar uma real inclusão em nossa sociedade

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Joana D'arc.

    Bom,aprender algo é sempre gratificante e muito prazeroso pra mim e com a Libras não foi diferente.
    Ao saber que a disciplina faria parte da nossa grade curricular fiquei muito curiosa e cheia de expectativa pois sempre me senti despreparada em relação a minha comunicação com o surdo, principalmente com o paciente surdo.Visto que ja passei por uma situação bem constrangedora quando precisei orientar meu paciente durante um exame e não sabia A LINGUA DE SINAIS.
    Com o passar dos dias descobri com Joilson que não era tão simples aprender Libras,e que a expressão facial é imprecindivel para transmitir nossa emoção nos diálogos.
    Reconheço que tenho muitas limitações em relação a expressão facial, mas não vou desistir,quero chegar ao menos a sombra do nosso competentissimo interprete Joilson.
    Nessa disciplina entendi que a limitação não estar no surdo mas sim na pessoa que não busca aprender a Lingua do seu semelhante.
    Minha meta para o futuro é me organizar e fazer um curso onde eu possa me aprofundar nessa Lingua para que assim eu me torne uma profissional mais completa no mercado visto que sem a mesma eu me vejo uma Enfermeira incapacitada para interagir com meu paciente surdo.
    Ouvir o paciente e conhecer suas queixas é uma das principais atribuições da nossa classe.Se nãoformos capazes de fazer isso a Enfermagem perde o sentido diante de um paciente surdo.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite ! Meu nome é Genoveva Ataide.De início entrei em uma realidade totalmente desconhecida para algo que se tornou tão prazeroso em aprender e fazer,para mim foi muito gratificante realizar essa atividade para a disciplina de Libras, linguagem essa tao importante para a comunicação com os surdos. Parabenizo o professor Joilson saraiva pelo seu empenho e dedicação com os alunos do primeiro período de Enfermagem Seune, obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Fagner Cavalcante madeiro; bem no inicio do semestre achei estranho estuda uma nova lingua, principalmente uma cheia de detalhes, e que nem o seu formato se assemelhava a que eu estava habituado, mas com o passa do tempo acabou se tornando algo prazeroso, pois comecei a perceber que através dessa nova língua eu poderia fazer a minha parte na área da inclusão pois começaria a ter uma comunicação com indivíduos que por causa da sua forma diferente de se comunicar acabam se isolando um pouco da sociedade. através do curso de libras posso ter mais
    Chance de ingressar no mercado de trabalho,por ter libras no meu currículo escolar,alem de me permitir,a se transforma em um enfermeiro que trabalhe de forma diferenciada ,onde este não irar apenas se limitar a pacientes ouvintes mas também prestara assistência ao surdo da mesma forma,como meta para o futuro para ajudar ao surdo queria de inicio presta serviços na área da saúde de forma iqualatoria aos ouvintes como também aos surdos e também se torna um cidadão com fluência na libras para assim ajudar na vida social dos usuários dessa língua que fazem seu uso por apresenta alguma dificuldade na sua audição alem também de contribuir com aqueles que já vem fazendo esse trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Sou Luzia caroline,
    Aprender uma linguagem diferente como libras foi um desafio, no qual não tinha conhecimento desta comunicação . Expressar a linguagem através de gestos feitos com as mãos foi algo diferente, interessante e difícil de aprender.
    O conhecimento de libras foi uma experiência onde comecei a me adaptar com uma nova linguagem, de um meio comunicativo com pessoas surdas por qual não conhecia.
    Através desse meio comunicativo, por em prática o que estava sendo visto na teoria. Fiz o uso desta linguagem com gestos e expressões através de uma música com os demais participantes, onde deu muito trabalho de aprender, mas no final foi gratificante pois saiu perfeito, amei cada ensaio com a galera foi um aprendizado, foi muita empolgação.
    Esse conhecimento adquirido me permite trabalhar em ambiente hospitalar no qual encontrarei pessoas com deficiência. Com essa nova forma de expressão ganhei experiência para por em prática no ambiente de trabalho com pessoas que necessitam de um atendimento diferenciado, onde muitos profissionais não tem esse conhecimento, darei meu melhor para aprender cada dia mais com pequenos gestos que fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome e joseli dos santos silva aluna do primeiro periodo de enfermagem da faculdade seune pra mim aprender libras foi muito importante no inicio achei complicado mas com o passar dos dias eu fui me aprimorando e se apaixonando por essa ligua tao linda,hoje meu pensamento e totalmente diferente,pretendo me aprimorar cada vez mais para que no futuro eu possa ser uma profissional com um completa e com um diferencial poder dominar a lingua de libras,espero que em um futuro bem proximo os surdos possam ser cada vez mais incluidos na sociedade.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Damiana Fontes, 05 de junho de 2018.

    Aprender a língua dos sinais a libras foi muito importante e estou muito grata com essa disciplina , que não é fácil , pra mim foi difícil porque não tinha contato com a língua.Mas confesso que por não ter esse contato nem um pouco de conhecimento sobre os surdos nem a sua história eu não enxergava, e depois que tive esse contato com a língua dos sinais eu comecei a perceber ao meu redor várias pessoas surdas falando o tempo todo em libras.
    Então , no Hospital Enio Ricardo no interior onde trabalho chegou uma senhora acompanhando um filho de 19 anos , falei pra ela que o paciente de maior idade não tem direito a acompanhante e ela responde é surdo tenho que ficar , perguntei se ele falava em libras e ela responde não. Ou seja ele não tem acesso a libras ,se comunica através de gestos. Vi o quanto é importante ter espaços para essas pessoas que não são diferentes de mim ,mas que precisam de um olhar diferenciados.
    Portanto ,cada dia a libras me surpreende mais, confesso , não vou parar por aqui, reconheço que ainda falta muito para todas as pessoas com surdez ter 100% de acesso a língua dos sinais.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome e joseli dos santos silva aluna do primeiro periodo de enfermagem da faculdade seune pra mim aprender libras foi muito importante no inicio achei complicado mas com o passar dos dias eu fui me aprimorando e se apaixonando por essa ligua tao linda,hoje meu pensamento e totalmente diferente,pretendo me aprimorar cada vez mais para que no futuro eu possa ser uma profissional com um completa e com um diferencial poder dominar a lingua de libras,espero que em um futuro bem proximo os surdos possam ser cada vez mais incluidos na sociedade

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...