segunda-feira, 4 de junho de 2018

II Libras Show: Música Exagerado Cazuza 


Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermagem da Faculdade SEUNE, no ano 2018.1 Primeiro Curso de Enfermagem no Estado de Alagoas, onde os alunos tem Libras na sua graduação obrigatória. Libras I, II. Prof. Esp. Joilsom Saraiva. Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

7 comentários:

  1. Nome: Clivia Mycaelle C. Aguiar
    1º período - manhã

    Eu amei aprender Libras, no começo senti dificuldade pois já havia colocado em minha mente que não iria conseguir, mas com o passar das aulas eu vi o quanto era fácil e interessante aprender a se comunicar com a linguagem de sinais. Hoje me vejo um pouco mais capacitada para futuramente entender um pouco pessoas que necessitam usar a libras e usar corretamente na minha profissão como Enfermeira,espero poder aprender durante os 5 anos de curso cada vez mais.
    Fazer a apresentação em Libras foi meio assustadora no começo, ainda mais quando soube que era pra apresentar para todos, mas com o passar dos ensaios eu e meu grupo passamos a nos divertir aprendendo a “ cantar” em Libras e a música ajudou bastante por ser animada, foi o que nós deixou mais soltos na hora da apresentação. Obrigada por todo ensinamento professor, espero sempre aprender mais, gostei muito da disciplina e espero que os surdos consigam se inserir cada vez mais e que as pessoas se interessem sempre em buscar aprender novas línguas.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,Sou Jaciara Silva de Albuquerque.
    Estudante de Enfermagem 1º período matutino .

    Bom, a princípio achei desnecessário a materia apesar de sempre ter tido vontade em aprender, depois fui pegando gosto mesmo tempo bastante dificuldades em aprender os gesto, que as vezes são muitos parecidos porém com significados diferente.

    Tenho vontade sim de um dia ir mais além e aprender mais libras,  o tempo que tivemos nas aulas não foi suficiente pra aprender mais foi suficiente pra gente enxergar o quanto é importante pra nós como ser humano, nós como Enfermeiros ou seja lá quaisquer profissão.

    Me deparei com uma cena esses dias na emergência de um hospital,  estava tomando medicação e tinha uma jovem surda, muda acompanhada de sua mãe, a jovem estava apreensiva pois ia tomar medição a mãe acalmando a mesma, daí chega a técnica se direciona a jovem e começa a falar os medicamentos que iria ser aplicado e as reações,  logo após a técnica informar a mãe avisa, ela é surda, percebi que a técnica ficou sem jeito e pediu para que a mãe passasse as informações para ela.

    Então fiquei imaginando, ja pensou todas as instituições levassem consigo mesmo esse matéria na grade curricular, séria tudo bem mais fácil. Por que essa jovem estava acompanhada de alguém,  mais imagina se chega um paciente desacompanhado no hospital quão difícil será a comunicação com o mesmo, levarei a matéria pra vida e a vontade que eu tinha de aprender aumentou muito mais e agora mais que nunca vi a importância e o quanto iráe ajudar, irá nos ajudar!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Flávia dos Santos Lima
    1º período de Enfermagem, Matutino, Faculdade Seune.

    A matéria de Libras foi muito enriquecedora tanto em formação acadêmica quanto pessoalmente. No início senti bastante dificuldade em acompanhar os sinais passados em sala, mas depois comecei a entender que a faculdade era o meu primeiro contato com a Língua de sinais, e que eu precisaria ter paciência para aprender a matéria, que até então era nova para mim.
    Ao decorrer das aulas pude me familiarizar com os sinais. A aula em que apresentamos os sinais em grupo foi muito boa para colocá-los em prática apresentando para um público, dessa forma tive mais desprendimento em executar os todos os gestos.
    Após essa aula nossa turma teve o compromisso de apresentar uma música em Libras. Durante os ensaios veio a insegurança por não conseguir executar muitos dos sinais da música, e quando estávamos próximos do dia da apresentação comecei a refletir sobre toda a nossa trajetória durante o primeiro período na disciplina de Libras. Senti que as aulas foram como degraus, tanto em teoria quanto em prática. A cada aula aprendíamos mais à respeito da importância da Libras frente à nossa formação acadêmica, estimulando em nós, acadêmicos, a busca constante por inclusão e o respeito para com a comunidade surda, que deverá fazer parte do exercício da nossa profissão. E em relação a parte prática, que seria aprendermos os sinais em um semestre, aprendi que estamos em constante evolução, e que cada degrau que subimos mostra nosso desenvolvimento diante do aprendizado a ser adquirido. Aprendi também que errar não é motivo para desistir, e sim para buscar dar o nosso melhor em busca da correção do erro.
    E foi a partir de muita dedicação que consegui contribuir com a equipe, fazendo todas juntas uma bela apresentação no Libras Show. Durante a apresentação consegui externar meus sentimentos em relação à música, e também minha satisfação
    pelo semestre incrível aprendendo a Língua de sinais.
    Agradeço ao Prof. Enf. Joilsom Saraiva, por toda dedicação com a nossa turma e o parabenizo por ser esse excelente profissional.
    "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades." (Paulo Freire)

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Darliane santos sou aluna do primeiro período de enfermagem da faculdade SEUNE
    Eu já tive o prazer de conhecer libras a alguns anos atrás, mas voltar a estudar libras foi maravilhoso pois é algo que mim interessa muito por ser uma língua muito rica em conhecimento e também trás a inclusão da comunidade surda.
    No futuro como enfermeiro tenho certeza que vai mim ajudar a trazer acessibilidade ao surdo, ser atendido e cuidado por um enfermeiro que saiba se comunicar na sua língua faz ele se sentir acolhido e ter confiança pelo que esta sendo realizado pela equipe de saúde
    Durante o semestre pude perceber cada vez mais que a comunicação vai muito além da oralidade; basta querermos e nós esforçamos para conseguirmos nos comunicar com qualquer pessoa.
    O professor Joílson conseguiu muito bem passar tudo o que precisava para nós (turma), o grupo se esforçou para aprender tudo e retribuir com carinho e dedicação através da apresentação da musica exagerado.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Laryssa Soares de souza barbosa
    1 periodo matutino enfermagem seune


    Esse período de estudo da libras foi muito cativante e surpreendente pra mim,cada trabalho em sala ,em grupo,cada coisa aprendida me incentivou cada vez mais a aprender,hoje quero colocar em pratica e aprender ainda mais.
    Apresentar a música me deixou com medo no inicio pois imaginava que nao ia conseguir desenrolar kkk mas no final deu tudo certo...foi muito bom ver o desenvolvimento das outras equipes também
    Cada vez mais pretendo avançar no meu conhecimento em libras.

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Jaciara Casado da Silva e venho por meio deste comentário relatar um pouco da minha experiência com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

    Bom, eu já havia estudado esta disciplina em outro momento tanto que pensei em dispensar a disciplina mas não foi possível por questões burocráticas. E hoje me sinto feliz em não ter dispensado esta matéria pois passei a enxergar LIBRAS de uma forma diferente e ver como ela é de extrema importância não só para nós que vamos seguir na área da saúde, assim como para todos nós enquanto sujeitos que vivemos em sociedade pois ela proporciona a inclusão social.

    Espero que a LIBRAS se torne mais popular para que assim possamos nos comunicar melhor com os surdos podendo proporcionar uma real inclusão em nossa sociedade.

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...