segunda-feira, 4 de junho de 2018

I Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor


Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermagem da Faculdade SEUNE, no ano 2018.1 Primeiro Curso de Enfermagem no Estado de Alagoas, onde os alunos tem Libras na sua graduação obrigatória. Libras I, II. Prof. Esp. Joilsom Saraiva. Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Paula Motta - 1º período - SEUNE.

    A disciplina de Libras foi algo novo que veio a acrescentar na minha vida, conhecer o pouco que conheci já me fez abrir os olhos e perceber um mundo novo, cheio de possibilidades, com suas diferenças, como também podemos aprender tanto, assim como foi aprender a música em Libras, no começo achei que seria impossível, mas com o tempo vi que não é nada disso que pensei e de fato me divertir bastante... Eu espero ser capacitada em poder ajudar o possível não só no meu local de trabalho, como na minha vida pessoal, saber que posso me comunicar com uma pessoa surda, ajudá-la de alguma forma é algo que dinheiro nenhum paga. Exemplo disso foi semana passada em que eu fiz um gesto para uma pessoa surda e ela ficou muito feliz vendo que poderia se comunicar comigo, mas infelizmente ainda não consigo, mas só de ver o quanto ele ficou surpreso e feliz me fez ver as coisas de um modo diferente... Eu espero que no futuro existam mais investimentos para ajudá-los e que de fato se torne algo viável para todos que precisarem, que a matéria de Libras não seja opcional e sim obrigatória, para todos aprenderem e respeitarem, assim como foi aprendido durante esse período e também que o mundo esteja adaptado dando acessibilidade para eles.
    Sei que isso é só o começo de um grande aprendizado. Até breve! :)

    ResponderExcluir
  3. 1°período- matutino/seune
    Bom, sempre foi muito surpreso e curioso para todo mundo essa matéria no curso de enfermagem, mas creio que de grande importância. Hoje vejo o quanto será necessário para o meu profissionalismo, porque sei que lá na frente irei atender algum paciente surdo, e vou me lembrar de tudo o que aprendi nesse primeiro período e quão relevante foi. Não sei de muita coisa, mas estou bastante feliz e satisfeita do que sei até aqui. Essa trabalho que o senhor passou, para aprendermos a música, nos auxilou muito, foi uma forma de aprender bem dinâmica... E num é que aprendi as outras músicas também?! Foi bem legal. Grata professor Joilsom, por esse ensinamento e pela paciência também. Nos vemos em breve, abraço 😊

    ResponderExcluir
  4. Dando continuidade ao meu antigo comentário logo no inicio do período, quero deixar claro minha satisfação em saber que curei parte da minha deficiência e que eu hoje sei o que é libras e posso até me comunicar com um surdo, isso e gratificante. É claro que tenho que continuar praticando para não esquecer e me aperfeiçoar mais, pois é para poucos saber libras, infelizmente as pessoas ainda não dão muito valor. Mas, se a cada turma que for se formando, tiver a oportunidade de ter essa vivencia com esse professor que foi tão paciente conosco e que tem prazer em ensinar e orgulho em ver aprender, em breve teremos uma nação de pessoas bilíngues. Grata por tudo, vem logo 7° período.

    Marta Rafaele Soares Lima, 1° período de Enfermagem - Seune - Matutino

    ResponderExcluir
  5. meu nome é Melissa é estudar libras pra mim nesse período foi muito importante eu não sabia quanto é importante pra enfermagem e para a vida se aprofundar nessa matéria,foi algo novo que veio para somar na nossa graduacao,professor ensinou tudo com muito amor e paciência e competência é muito gratificante chegar a um local é se comunicar com os surdos podendo interagir com eles ,levaremos esse aprendizado pra nossa vida .é tenho certeza que ajudará ao máximo na nossa profissão.obrigada professor joilson por tanta dedicacao para conosco.melissa evany Rodrigues Cavalcante 1°período matutino

    ResponderExcluir
  6. Michelli Flôr - 1°período - SEUNE

    A princípio, não tinha muito entendimento e nem havia parado para pensar em como a libras nos acrescentaria na profissão, mas na introdução da matéria pude ver o quão valioso é ter um mínimo conhecimento que seja.
    A importância desse ensinamento no curso, faz de nós seres melhores, enriquecidos e mais preparados, tanto humanamente quanto profissionalmente. Iremos trabalhar com todos os tipos de público, inclusive os surdos, e fazer com que se sintam confortáveis torna até o atendimento e a comunicação mais eficiente, tendo resultados mais qualificados e exatos.
    A libras me trouxe uma visão mais sensível para com esse outro modo de viver, tendo vários aprendizados e lições do que realmente importa. Não são os bens ou o físico, mas sim o modo como devemos enfrentar, vencer e se adaptar aos obstáculos. Sou grata por cada ensinamento e cada sinal que consegui absorver, hoje posso dizer que "arranho" um pouco desta outra língua, estou quase bilíngue kkkk muita luz e até breve :)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Através do Curso de Enfermagem,Seune, tive uma experiência totalmente incrível,que foi aprender outra língua, através da disciplina ministrada pelo Prof. Enf. Joilsom Saraiva.
    Não foi apenas uma língua,mas um universo totalmente diferente do meu não surda, o qual fiquei extremamente feliz em conhecer. Conhecer suas peculiaridades, o modo de se comportarem,a história e o que enfrentam. Algumas coisas me deixaram contristada,por saber que ainda existe tanto preconceito e exclusão,mas ao mesmo tempo me sinto privilegiada em agora conhece-los e poder lutar pela causa juntamente com eles! De saber que cada surdo,não é diferente de mim, apenas a sua maneira de se comunicar. E que maneira inteligente! Meu desejo é de aprofundar,pois sempre tive o desejo e através da Seune,pude dar início a isso e me apaixonei!
    Aprender Libras me abriu os olhos e me sinto mais humana do que quando cheguei no início da graduação. Aprender essa nova língua me faz humanizar mais o meu trabalho e prestar um atendimento de total responsabilidade e qualidade! A expectativa segue crescendo para continuar praticando e também para o próximo período que retornaremos com a matéria. Foi e está sendo uma experiência incrível. Cada trabalho executado, cada aula ministrada. A saudade já está apertando! Muito obrigada ao prof Joilsom por todos os seus ensinamentos,você não passou apenas teoria,mas todo o seu amkr por essa disciplina. Era palpável!!

    Angélica Beatriz Vicente da Silva
    1° Período Matutino Seune

    ResponderExcluir
  9. Libras mudou meu jeito de ver a realidade dos surdos de outra maneira, hoje posso dizer que me transformou, tanto como pessoa e como aluno. Libras no começo do curso foi um desafio pois achava nada a ver, mas ao decorer percebi a real importância da Língua, não vou dizer entendo todos os gestos, mais já tenho uma noção de tal.
    Espero que libras seja um difrncial na minha futura profissão, e que possa ajudar os surdos e compreender suas necessidades. Espero de coração que um dia Os surdos tenham "voz", sejam notados, que esse preconceito que reina sobre o mesmo se dessimine. Eu acredito em um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  10. Clarisse Correia R. Mota – 1° período matutino- Seune
    Bom, primeiramente, no começo do ano letivo, ao ver que pagaria a matéria de libras fiquei sem entender o motivo, e a real necessidade na enfermagem. Antes disso já tinha visto apenas um pouco sobre o alfabeto em libras, e sabia algumas letras, com o passar do tempo pude me aprofundar na matéria em sala de aula, aprender o alfabeto completo, várias palavras, a história das libras, algumas situações maravilhosas e emocionantes vividas por surdos mostradas em documentários... Tudo isso contribuiu para o conhecimento que trago hoje, foi uma experiência incrível poder entrar nesse universo dos surdos, e como já foi citado em sala de aula, poder perceber que os reais deficientes somos nós, os ouvintes. Acredito que a formação em libras na enfermagem (assim como em qualquer outra profissão) tem um papel fundamental, pois ocasionalmente nos deparamos com um surdo em nosso dia a dia, e é necessário ter uma boa comunicação através das libras. Muitas lutas já foram enfrentadas pelos surdos referente a inclusão na sociedade, vivemos em uma sociedade muito preconceituosa, e isso muitas vezes por falta de informação e interesse pelos mesmos. Seria muito importante a inclusão da matéria desde a educação primária, pois o conhecimento é muito importante tanto na formação profissional, como na formação do ser humano. Espero que no futuro, em meu ambiente de trabalho, possa contribuir com os surdos cada vez mais, utilizando todo o conhecimento adquirido com as libras.
    Tenho muito a agradecer a faculdade por proporcionar a matéria, e principalmente ao senhor, professor Joilson, por nos ensinar com todo seu conhecimento, amor, dedicação, e paciência rsrs.
    Abraços, e até o 7° período (Já quero).

    ResponderExcluir
  11. 1º período Seune
    Esse primeiro período foi excepcional, superou minhas expectativas, que já eram altas. Especialmente nessa ultima fase do período, que foi ótima, eu superei minha timidez e me surpreendi com a minha capacidade de aprender. Confesso que me deu um frio na barriga para apresentar, mas de repente percebi que estava me divertindo enquanto aprendia, quando você se diverte, aprender fica muito mais fácil, sem dúvida foi uma experiência marcante, que vou levar para a vida e buscar o aperfeiçoamento. A libras me permite ser um agente da inclusão, graças a libras eu serei um profissional mais completo e um ser humano melhor.

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...