segunda-feira, 4 de junho de 2018



II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor

Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermagem da Faculdade SEUNE, no ano 2018.1 Primeiro Curso de Enfermagem no Estado de Alagoas, onde os alunos tem Libras na sua graduação obrigatória. Libras I, II. Prof. Esp. Joilsom Saraiva. Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

5 comentários:

  1. Boa tarde sou Arthur Gomes Amaral
    1ºperíodo de enfermagem na faculdade Seune
    Bom,apesar de meu pouco conhecimento dessa matéria antes de cursa-lá nesse primeiro período,simplesmente tive uma grande vontade de aprender mais.Sim,no começo foi uma avalanche de informações,gestos e mais gestos mim assustando quando vi que estava com dificuldades.Mas a cada aula que passava fui mim dedicando e ganhando mais um carinho enorme por essa matéria,cada e a cada dinâmicas foi muito enriquecedor.
    Aí veio a notícia que iríamos fazer uma apresentação no II show de libras da música sozinho de Caetano Veloso.Tivemos dificuldades principalmente na expressão facial,na qual para a comunicação com os surdos é de extrema importância pois precisamos sentir a música e passar isso para eles.No meio de todas as dificuldades no final deu tudo certo e passamos por esse evento com muita aprendizagem e com um sentimento de felicidade.
    Espero assim que o estudo de libras não seja algo incomum em nossa sociedade e que o estranhamento,desprezo e a falta de conhecimentos,para nós ouvintes não nos limitem a aprender sobre essa língua.Nós futuros enfermeiros devemos saber que o cuidar é amplo então os surdos devem e merecem nosso cuidado como qualquer um.Acredito que aprender libras vai mim deixar um profissional mais preparado e com certeza mais propício em ajudar população surda.Agradeço ao professor joilson por cada ensinamentos e por nos mostrar esse mundo de possibilidades,no qual vem mim acrescentando bastante como cidadão.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é Alessandra de Vasconcelos Barreto Tenório, aluna do curso de graduação em enfermagem, 1º período matutino. Meu primeiro contato com Libras foi na faculdade, no começo achei um pouco complexo, por não ser uma língua tão fácil e simplificada como muitos imaginam, requer muita dedicação, expressão facial, sentimentos, um mundo completamente novo que eu não conhecia. Ao decorrer do período e das aulas ministradas pelo professor Joilsom Saraiva, fui me apaixonando pela disciplina, a cada nova descoberta e foi incrível perceber que fui capaz de aprender muito nesse trabalho (Libras Show) escolher e aprender cada parte da letra da música, um trabalho em equipe completamente gratificante. É uma pena que estamos encerrando, más espero ser uma boa profissional sabendo atender aos surdos com todo respeito, sei que essa matéria me acrescentou muito como profissional e ser humano, ainda tenho muito que aprender e espero me empenhar mais, fazer mais alguns cursos complementares em Libras, e jamais parar de aprender.
    Obrigada Professor Joilsom, você conseguiu nos mostrar o seu trabalho, e todo seu amor pelo que faz, e isso é contagiante.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Manoel Eloy Gomes de Oliveira. Sou estudante do 1° período de Enfermagem da faculdade Seune. Eu confesso que aprender Libras foi muito gratificante para mim, pois com ela passei a ter outra visão, ela me proporcionou entender melhor a vida do surdo e suas dificuldades. Como também o prazer de ter a oportunidade de aprender uma nova língua com o professor Joilsom Saraiva. O Libras Show foi uma ótima forma de aprendizado, com essa atividade em grupo, eu me senti mais confiante quanto ao uso da libras. No entanto, no começo foi muito difícil, pois não conseguia fazer todos os sinais. O uso da expressão facial exigida foi um tanto difícil para mim também, mas no final conseguimos fazer um ótimo vídeo. Eu espero me tornar um excelente enfermeiro, que utiliza a linguagem de sinais, pois assim serei um diferencial no mercado de trabalho. Como também, ajudarei muitos surdos e darei o meu melhor. Através da interação social com essas pessoas que ainda são excluídas da sociedade. Continuarei aprendendo essa linguagem maravilhosa que é a Libras. Quero agradever por essa oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Beatriz Maria de Queiroz Marcelino, sou aluna do primeiro período do curso de Enfermagem da Faculdade Seune. Aprender essa matéria me fez enxergar Libras de uma maneira diferente, podendo entender as dificuldades dos surdos e como a língua de sinais é tão importante. Participar do Libras Show foi uma experiência gratificante, pois pude aprender a me expressar melhor utilizando Libras, apesar de ter tido muita dificuldade. Agradeço ao professor Joilsom Saraiva pela paciência e iniciativa, pois com esse show pudemos aprender Libras de um jeito diferente. No futuro como profissional, espero poder ajudar na inclusão da população surda, como também ser uma cidadã que utiliza a língua de sinais para interagir com os surdos e garantir seu espaço como todos nós. Estou muito satisfeita com o que a Libras está me proporcionando desde já e espero poder aprender mais com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  5. Igor Ewerton Florindo Rytchyskyi
    Aluno da Disciplina de LIBRAS I, no Curso de Enfermagem, Turno Matutino, Turma 2018.1
    Com o desenvolver das aulas, fui percebendo cada vez mais a complexidade e a necessidade de uma melhor compreensão e desenvolvimento da linguagem gestual, corporal e facial, essenciais na comunicação por LIBRAS.
    Assim, com o decorrer do aprendizado fui amadurecendo minha compreensão do idioma, ante as dificuldades do surdo, principalmente no âmbito social, posto que apesar de diversas normas impondo a sua obrigatoriedade e ensino, poucas instituições incluem LIBRAS entre suas disciplinas, ou até mesmo fornecem qualquer tipo de amparo à comunidade surda.
    Conseguinte, com a iniciativa do professor para o trabalho em grupos através da apresentação musical através de LIBRAS, passamos a compreender a normalidade de nossas dificuldades e nos auxiliamos no desenvolvimento dos gestos e expressões, aperfeiçoando nosso entendimento sobre a música a ser apresentada e a própria linguagem de sinais, em especial quanto a “sentir” a música e exteriorizar também com a face aquilo que queremos expressar.
    O curso teve uma importância singular na minha formação humana, o que me fez querer continuar meus estudos em LIBRAS nos períodos posteriores, o que inequivocamente me auxiliará pessoal e profissionalmente no dia-a-dia.

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...