segunda-feira, 19 de março de 2018

Alunos do 2º período de enfermagem da Faculdade SEUNE.O Universo dos deficientes auditivos e visuais


Você está preparado para o Universo dos deficientes auditivos e visuais, na sua profissão de Enfermagem? como a língua de Sinais a Libras tem te ajudado nessa preparação?

 

 

32 comentários:

  1. Sentir-se preparado para um mundo tão complexo como os dos deficientes, é um desafio enorme para quem já vive com tudo bem desenvolvido em relação aos sentidos, levando para o âmbito do trabalho da saúde é de extrema importância que todos os profissionais estejam engajados neste universo conhecido que por ser tão ''diferente'' acaba sendo deixado para ser vivido apenas pelos próprios deficientes. falando do lado pessoal e profissional, a vivência com a libras vem me empurrando para um além entre o ''ser enfermeiro e o ser humano'' de verdade, lembrar que a vida em si não se limita apenas em socorrer, mas abraçar um ser no todo que ele é, sendo assim me sinto em constante preparação para vivenciar cada momento oportuno que surgir.

    Aluna: Juliana Gonçalves de Oliveira.
    2° Período A

    ResponderExcluir
  2. Sim, a preparação para o universo dos deficientes auditivos e visuais, vai além da técnica, me sinto preparado no sentido de estar de peito aberto e entender essa realidade, na verdade me sinto na obrigação de ter esse desafio na minha jornada, isso me desenvolverá não somente como profissional e sim com ser humano.
    A língua de Sinais a libra, tem me ajudado em tudo em relação a isso, pois tem me feito imergir nesse universo outrora pouco conhecido e feito me colocar no lugar do outro, tem me dado técnicas e sensibilidade necessária para que eu possa futuramente estar no campo de trabalho com segurança e propriedade para exercer a Enfermagem e a vida independente de língua, sendo a pessoa deficiente auditivo ou visual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns que esse seu desejo seja alcançado, qualquer coisa estou aqui para te ajudar

      Excluir
  3. Não; Ainda não estou preparada, pode ser que um pouco mais em uma futura prática, quando o dia-a-dia for mais frequente, mas ainda sinto receio. Por mais que as aulas ajudem, nunca é a mesma coisa, a realidade é muito diferente e por mais que tu tenhas o conhecimento você terá de se adaptar ao que o deficiente é e corresponde, mas o profissional, principalmente nós da saúde, temos que nos mostrar capaz de enfrentar desafios e ganhar aprendizados para a caminhada não somente para aquele paciente e sim para o dia-a-dia.
    É surpreendente como Libras se transformou nas diversas maneiras de se comunicar assim como o português e igualmente ao português devemos nos atualizar constantemente na teoria e prática englobando a enfermagem.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou.Maria das Neves dos Santos
    Aluna: do 7 periodo
    Bem preparada não. Mas estou buscando conhecimento para poder sim atender um cliente surdo. A língua de sinais tem sindo muito importante para esse conhecimento.Não só para minha vida profissional como também para meu dia.Pois e muito bom você entendo um pouco da linguagem deles,entra de certa forma no mundo deles.

    ResponderExcluir
  5. A comunicação na área da saúde é um dos fatores essencial da profissão, pois é através dela que podemos desempenhar melhor nossas atividades. É relatado muitas dificuldades quando o assunto se trata de um cliente surdo, quando o mesmo procura o serviço de saúde, pois não é possível saber o motivo da procura pelo serviço quando não se sabe uma língua diferente, da qual não se tem conhecimento.
    A Lingua Brasileira de Sinais tem se tornado uma das ferramentas mais importantes para a comunicação para o público surdo, é através dela que podemos inserir essa população na comunidade e prestar uma melhor assistência de inclusão e respeito. Confesso que cursar Libras tem ajudado-me a adaptar-me a comunidade surda e assim prestar uma assistência de qualidade e sem gerar aflitos ao concluir meu curso e ser inserido na profissão.
    Magno Gomes de França.
    Graduando em enfermagem 2° período da faculdade Seune.

    ResponderExcluir
  6. Não, ainda não estou preparada, pois e um universo que requer muita preparação e varias formas de se comunicar, pois dependem de cada caso, os que têm deficiência auditiva e visual e um tipo de comunicação mas conhecido como tadoma, os que têm só auditivas e outra porem se torna, mas fácil se comunicar por gestos, línguas de sinais, ate mesmo pela escrita, e um universo que tem que ser, mas explorado, teria que ser implantado desde sedo nas escola como uma matéria primordial.
    A língua de sinais vai mim ajudar no momento em que tiver que lhe dar com paciente com essa deficiência, principalmente na hora de admitir-lo, onde terei que interagir com o mesmo ( anamnese), mas sinto que tenho que mim aprofundar mas, estudar mas esses sinais, são sinais que nos dias de hoje e necessário saber não so pra lhe dar na profissão mas sim no dia a dia

    aluno: carmem vivian
    3º periodo matutina

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Você está preparado para o Universo dos deficientes auditivos e visuais, na sua profissão de Enfermagem? como a língua de Sinais a Libras tem te ajudado nessa preparação? A audição é o sentido por meio do qual se percebem os sons e a deficiência auditiva, pois embora seja direito da pessoa surda ter acesso a serviços de saúde de qualidade, são por muitas vezes, atendidos de maneira incorreta e desrespeitados em sua condição, pois a área de saúde não possui profissionais capacitados para um atendimento. Venho aprimorando meu conhecimento para que eu possa desenvolver um bom trabalho, a lingua de sinais ,está sendo de muita importância.
    Flávia Mendes 2? Período

    ResponderExcluir
  9. Sim, estou preparada para receber essas pessoas maravilhosas, porque atualmente está se abrangido de uma forma maravilhosa e os deficiente está cada dia se integrando ao mercado de trabalho. Ainda tem muitos obstáculos, em empresas com falta de capacitação profissional para estes deficientes. A língua de sinais para mim ajudou muito a interagir com os deficientes auditivos, porque é prazeroso que eles saibam que a gente não ver ele diferente e sim igual.
    Izabelle Cássia (SEUNE)

    ResponderExcluir
  10. Sim ,através da matéria de libras na faculdade seune estamos nos aperfeiçoando a cada dia para que assim possamos atender a necessidade de nossos pacientes. Sabemos que não depende só de um profissional de saúde mais de toda a equipe é um trabalho em conjunto de todos, para que nosso clientes sejam atendidos de forma igualitária.

    A língua dos sinais tem sido fundamental, para que hoje possamos entender que o surdo necessita de uma atenção diferenciada,vemos que a cada dia essa comunidade vem conquistando seu espaço,e como futuros profissionais de saúde nada melhor que contribuir que isso se concretize. A libra vem como uma forma de humanização pois nada melhor do que você entender e compreender a necessidade de seu cliente.então sim libras tm nos ajudados a sermos profissionais diferenciados e humanizados

    Gabriela Nayra dos Santos.
    SEUNE-2° período-matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que você seja no futuro, essa preparadora para sua equipe de enfermagem

      Excluir
  11. Libras
    Rafaela Lopes Meneses

    Como estudante de enfermagem, e aluna de uma instituição, que em sua grade curricular, vem me trazendo a importância de saber lhe dar, interagir e trabalhar com pessoas portadoras de deficiências, me sinto preparada, não para ter todas as respostas do mundo, mas para ter a sensibilidade e o profissionalismo que estas pessoas precisam e merecem.

    A língua de sinais e a Libras, tem me ofertado um leque de possibilidades e aprendizagens, pois a comunidade surda e o deficiente visual necessitam de um mercado onde os profissionais saibam como incluí-los, seja num simples atendimento de rotina, quanto em uma emergência. Participar dessa comunidade não é só ter direito à acessibilidade, mas ser contribuinte neste universo que é atribuído aos portadores de deficiência.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Sinto-me em construção a cada dia! Com as aulas, eu estou aprendendo coisas novas, tendo em vista que o universo da libras é muito amplo. A cada aula eu adquiro novos conhecimentos e isto me trás a garantia de que eu estou cada vez mais perto de me sentir fortemente preparada para lidar com situações cotidianas que podem mudar a vida de um surdo, ou até mesmo, de um deficiente visual, através do meu atendimento. Não está sendo fácil, pois existe um pouco de complexidade, mas exercendo em casa eu estou me adaptando a um mundo gigantesco, que me fascina cada vez mais, que até me dá inspiração para coisas novas. A língua de sinais a libras tem me ajudado em vários aspectos, principalmente, porque ela quebrou alguns preconceitos que haviam em mim, o conhecimento nos rouba da ignorância e hoje, a perspectiva que eu tenho é que a libras pôde me trazer para mais perto de pessoas, com quem, tecnicamente, eu nunca poderia “conversar.” Eu estou muito feliz por isso, hoje olho para um surdo com mais atenção e com mais simpatia, pois já sei que tenho a capacidade para um diálogo, o que antes, no meu ponto de vista, seria algo impossível. oss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, que você sempre tenha essa forma de querer tratar o próximo como queria ser tratada.

      Excluir
  15. Nao me sinto tão preparada, sei que devo buscar mais conhecimento pra saber interagir com eles. A disciplina ja me ajuda bastante, mas sei que é preciso muito mais, ate porque nós como enfermeiros temos que estarmos preparados pra cuidar e saber interagir com todos os pacientes. Fico feliz por ver que eles agora estão procurando seu espaço, e temos que aprender a conviver com eles, não so eles com a gente.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Não, porque por muitos anos os surdos foram desprovidos de uma assistência de qualidade, devido à falta de interesse do governo em qualificar e reciclar os profissionais de varrias especialidades com relação à necessidade de oferecer uma assistência humanizada e com equidade. Atualmente estamos vivenciando uma grande e extraordinária evolução nos conceitos da assistência prestada aos surdos, o reconhecimento da necessidade de garantir os direitos e deveres destes cidadãos. Como visto no vídeo, apesar de uma equipe preparada para interpretar e prestar a assistência ainda existe ocorrem alguns equívocos para ser analisado, como direcionar os procedimentos de forma mais direta ao cliente sem intermédio de segundos. A um longo trajeto para a aquisição de fato desta realidade, pois principalmente as instituições da rede privada terão que reciclar e investir na qualificação dos seus profissionais. Mudando a abordagem e os protocolos da instituição para ofertar uma assistência que a prioridade seja de fato a autonomia e privacidade do cliente,almejando o respeito a integridade física e moral do cidadão,no caso o surdo. Por fim, almejamos que o governo possa reconhecer de fato a necessidade de investimento com relação aos direitos dos surdos, com relação á educação, saúde e diretos civis.
    Leângela Santos da Paz (7ºperiodo-enfemagem-seune)

    ResponderExcluir
  18. Na atualidade cada vez mais fica evidente que é necessário nos despir de preconceitos e tabus com relação a comunidade surda. Entender que como cidadãos eles tem o direito de ir e vim garantido pela legislação.
    Buscar para a nossa vida em sociedade ter empatia, resiliência, respeito talvez aí esteja a resposta para uma sociedade mais humana e igualitária.
    Como graduanda de Enfermagem tenho ouvido muito falar em humanização e muitas vezes me pergunto onde está a humanização tão amplamente divulgada. Como estudantes já temos que fazermos a diferença e como profissionais colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos.
    A disciplina de Libras tem abrindo um novo horizonte de pensamentos, dúvidas, medos e tudo isso só acontece por que essa disciplina está me iniciando num novo mundo, mundo esse, que até então era desconhecido, para mim uma oportunidade ímpar de fazer a diferença. E assim aprendendo um pouquinho a cada dia vou me preparando para atender esse público tão especial e que tanto tem para ensinar.

    ResponderExcluir
  19. Não me sinto preparada, porém, tenho muita força de vontade de aprender e disposição para fazer a diferença na minha futura profissão. Mesmo na idade contemporânea, com todas as evoluções e tecnologias, existe um défice muito grande, pois nem todos os profissionais estão preparados para atender esse público. Entretanto, o curso de Libras tem nos proporcionado a oportunidade de aprendermos e fazermos a diferença em nossa formação, para termos um diferencial em nossa futura profissão, e assim, conseguirmos dar todo aparato e suporte em um melhor atendimento para esse público, levando em consideração a equidade atendendo cada um conforme a sua necessidade.

    JACYLAINE DAIANA ALVES DE SOUZA,
    2° PERÍODO - MANHÃ.

    ResponderExcluir
  20. Não, preparados não estamos, pois temos muito que aprender e evoluir neste quesito. Porém, com força de vontade e dedicação conseguimos. Isso requer toda uma preparação para melhor atender esse público que precisa de toda uma atenção e respeito. O curso de Libras tem nos oferecido a oportunidade de obter conhecimento necessário, para nos comunicarmos melhor com esse público e que nos ajudará em nossa futura profissão e que terá um diferencial de grande importância. Com isso, conseguiremos mudar um pouco o quadro de preconceito ainda existente, enfatizando a importância do respeito ao próximo.

    RENATA ALINE SANTOS ALVES,
    2º PERÍODO - MANHÃ.

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...