quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Direito SEUNE: Provocações - Sueli Ramalho Segala (Legendas PT)

Além dos 32 idiomas em linguagem de sinais que Sueli Ramalho dialoga, ela também é perita em leitura labial e fala português fluentemente.

Qual foi a importância da disciplina de Libras na sua grade? Fale um pouco como foi conhecer uma nova língua, onde muitas vezes não damos o devido valor que ela tem e como foi viver essa experiencia em apenas 6 meses.


56 comentários:

  1. Bruna Carla Lopes de Carvalho Neri Agra - 8 Período B
    A matéria de Libras ministrada com muito entusiamo pelo professor Joilson foi uma grande surpresa pra mim. Primeiro pela quantidade de informações que foi passada para os alunos em tão pouco tempo (diversos feriados e eventos extracurriculares), e segundo como mesmo tendo um pai e uma madastra surdos, eu nunca tinha parado para pesquisar a história da luta e da educação surda no Brasil e no mundo.
    Aprendi diversos conceitos e percebi como o reflexo de tudo aquilo retratava o meu dia a dia: enquanto minha madrasta foi criada totalmente na comunidade surda e só se comunica através da Língua Brasileira de Sinais, meu pai foi instruído a vida toda no convívio de ouvintes, e criado com o processo de oralização, vindo a aprender Libras apenas jovem (o que me fez lembrar do filme "The Hammer").
    A disciplina acrescentou uma lacuna muito grande no curso de Direito, abrindo portas para lugares que eu nem fazia ideia, já que o tema é tão escasso no mundo jurídico. Além disso, vi como não só no mundo jurídico, mas na sociedade brasileira isso acontece, quando todos foram pegos de surpresa com o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio.
    Enfim, fiz um comentário realmente de cunho muito pessoal, poderia passar o dia todo escrevendo o quão gratificante e elucidador fora a disciplina, mas para não me alongar gostaria apenas de agradecer ao nosso docente e desejar que continue ministrando a disciplina com maestria como o fez!

    ResponderExcluir
  2. O estudo da disciplina Libras nos despertou para um importante, necessário e contínuo estudo sobre a temática.
    Os conceitos apreendidos, em sala de aula, nos trouxeram uma conscientização linguística e social para que pudéssemos compreender a cultura surda desmistificando certos conceitos de exclusão preestabelecidos, em especial, quando julgamos o surdo como um indivíduo sem capacidade cognitiva.
    Dessa forma, conhecer a cultura surda nesses seis meses de estudo foi um período de quebra de paradigmas, trazendo uma nova filosofia de pensamento que hoje está fortalecida na visão de que os surdos são pessoas normais e não portadoras de necessidades especiais.
    Outro aspecto relevante foi perceber a língua de sinais como um meio eficaz e próprio de comunicação, não apenas entre os surdos, mas em especial entre o surdo e o ouvinte que a utiliza, pois é a partir dessa interação linguística e social que se permite promover a inclusão, que apesar dos avanços e das conquistas obtidas pela comunidade surda, ainda é um utopia em nossa sociedade.
    Cerise L. Alves – 8º período – “C”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belas palavras Cerise, fico muito feliz pela consciência e apoio a causa surda. Parabéns

      Excluir
  3. Gilmar Costa da Silva - 8º período "C"


    A principal importância foi a possibilidade de ter contato com o até então desconhecido, e com isso, despertar a atenção para a sociedade de surdos e mudos com um olhar diferente, um olhar sem preconceito. Foi de grande valia para percebermos que as diferenças em nada tem a haver com falta de capacidade. Conhecer a Língua Brasileira de Sinais foi uma grata surpresa para mim, pois, por não entender exatamente o seu significado eu ignorava ao ponto de não perceber sua importância e de não percebê-la como um idioma. Hoje não há mais barreiras em dizer que tenho, iniciação em inglês, libras, espanhol, quando antes libras nem se quer entrava no rol de um meio de comunicação com outra sociedade.
    A sociedade de surdo e mudo precisa ser respeitada como tal e não ser pressionada a se adaptar ou seguir o padrão de uma sociedade que não é a deles (ouvintes), causando com isso, até um problema de identificação pessoal e social.

    Gilmar Costa da Silva - 8º período - "C"

    ResponderExcluir
  4. O curso de libras veio em boa hora como facilitador linguístico, de modo a nos auxiliar como pessoas ouvintes a compreender melhor o mundo do surdo, e também nos tornar integrantes no processo de inclusão do mundo surdo,a uma sociedade repleta de preconceito,para com essa classe.Aprendemos a vê o surdo como uma pessoa normal e não como um doente. Portanto, o surdo como podemos comprovar ao contrario do que muitos pensão não é uma pessoa doente, incapaz e sim mais um que precisa de espaço e atenção de uma sociedade que só sabe aplicar exclusão aos menos favorecidos. No tocante ao tempo do curso é muito pouco,para tamanha necessidade de estudos,mas, nada nos impede que possamos buscar alternativas para prosseguirmos o que apenas começamos .

    "O que importa a surdez da orelha, quando a mente ouve? A verdadeira surdez, a incurável surdez, é a da mente". (Surdo francês Ferdinand Berther).

    José Augusto 8º periodo "C"

    ResponderExcluir
  5. A disciplina de LIBRAS é de grande relevância, sobretudo no tocante à inclusão social. Decorre dela a possibilidade de acesso à educação, principalmente para os portadores de deficiência auditiva. De início, acreditava que a disciplina de LIBRAS seria só mais uma, não fazia a menor ideia do quão importante ela seria no meu desenvolvimento, acima de tudo pessoal. Desmitificando alguns preconceitos consegui compreender melhor as necessidades, perceber as dificuldades e as limitações dos deficientes auditivos.
    Gostaria de encerrar agradecendo ao Ilustríssimo Professor Joilsom Saraiva, pelas aulas ministradas com imensa empolgação e pela energia que nos transmitiu ao tempo em que nos passava tamanha consciência social.

    PEDRO HENRIQUE TORRES DE SOUZA 8º PERÍODO "B"

    ResponderExcluir
  6. Ter a Língua Brasileira de Sinais como disciplina é, sobretudo, um privilégio. Não só por ser a segunda língua oficial do Brasil, mas, porque a partir desta língua passamos a conhecer um mundo até então desconhecido. Um mundo mais inteligente, mais dedicado, um mundo que atura o preconceito e a ignorância... O mundo dos surdos. Nós, futuros operadores do direito, devemos exercer nossa profissão com a conscientização de que este mundo não pode ser segregado da sociedade. Este mundo também é nosso. Devemos lutar pela inclusão e pelo direito de todos os surdos, especialmente em nosso estado. A partir da inserção da disciplina de Libras em minha grade, pude conhecer a fundo a história dos surdos, bem como quebrar tantos e tantos preconceitos que eu tinha. Infelizmente o nosso tempo com essa matéria tão bela foi curto, mas o professor Joilson Saraiva plantou uma semente em cada aluno seu (semente do amor pela Libras), e, com plena certeza, tal semente irá florescer. Sua atuação e sua paixão pela Libras foi singular para o nosso aprendizado, pois fez com que nos espelhássemos e evoluíssemos. Somos gratos, professor, pela dedicação e paciência. O aprendizado não vai parar!
    - Sheylla Mª Costa de Oliveira. 8º período, turma “C”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por essa semente que com certeza irá florescer em seu coração pelo amor a libras.

      Excluir
  7. Ao saber que teria aulas de libras neste semestre, não esperei nada mais que um estudo maçante e que em nada me acrescentaria. Mas para minha grata surpresa, eu estava completamente enganado. À medida em que as aulas eram ministradas, comecei a entender o quão importante era passar por esta disciplina. Minha visão se abriu de uma forma que eu pude desconstruir preconceitos que há muito tempo já estavam arraigados em minha mente. Passei a contemplar o surdo como uma pessoa normal. E não obstante isto seja óbvio, ainda há quem veja o surdo como anormal, enquanto pessoa. Há quem ache que a surdez está relacionada com défcit cognitivo, irritabilidade, demência, dentre outros problemas de ordem comportamental. No entanto, restou-me muito claro que a surdez nada mais é que uma condição do indivíduo e que ela em nada altera sua essência enquanto ser humano. Na verdade, não é ela a vilã, mas sim o preconceito e ignorância da sociedade. Por fim, ao mesmo tempo em que agradeço, também gostaria de elogiar nosso professor Joilson, que com tanta presteza e paixão, ensinou-nos de maneira dinâmica e espirituosa. Parabéns pela consciência social e por todo o comprometimento com o ensino.
    Samuel Gonzaga Santos Machado Dias. 8º período, turma “B”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras meus amigo, isso que me dar forcas para continuar essa luta de inclusão do surdo na nossa sociedade.

      Excluir
  8. A disciplina de Libras foi muito importante no curso, ampliou nossos conhecimentos, modificando bastante o pensamento de todos que participaram.
    Para mim, conhecer essa nova língua mostrou um pouco mais dos desafios e dificuldades que o surdo enfrenta, aprendemos que o surdo é um ser humano perfeito, porém, com algumas limitações. As aulas foram ótimas, refletimos bastante, o conteúdo demonstrado foi bem rico, mais a carga horária é curta. Professor excelente, sempre ministrando as aulas com muita dedicação e paixão.

    Rubenita Maria Pereira Leite 8 º C

    ResponderExcluir
  9. A disciplina tem um objetivo importante para todos os formadores do direito, pelo simples fato, de nos sensibilizar quanto dificuldade da vida dos surdos. A disciplina gerou o desejo em buscar mais conhecimento, e para quem sabe, tornarmos a vida surdos o mais semelhante das nossas.

    Como já tive um primeiro contato antes da SEUNE, para mim foi tranquilo, no entanto, desejei que fossemos além, mas consegui captar o intuito da Faculdade ao estimular essa experiência. Com certeza se tivéssemos a oportunidade de um Curso de Libras, com uma prática, poderíamos ter um número maior de disseminadores e defensores da Língua Brasileira de Sinais.

    Que os nossos discursos gerem novas oportunidades para a LIBRAS na SEUNE e em Maceió.

    Professor, boa sorte e foi muito bom poder partilhar conosco um pouco do seu conhecimento.

    Kamila Saraiva de Oliveira - Direito noturno 8º Período"C"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua palavras, vamos colocar esse discurso em ação, para que novos alunos tenha esse desejo de conhecer a libras e promover inclusão

      Excluir
  10. É muito bom que a Libras seja difundida e reconhecida por toda a sociedade ouvinte. Assim toda forma de preconceito em relação ao surdo vai sendo quebrado.

    Vamos mostrar que o surdo é ser humano como todos e devem conquistar seus direitos, independente de suas limitações.

    Referente a experiência dessa nova temática:

    Sentir dificuldades, mas com o tempo e a continuidade com a prática se chegará a perfeição.

    Adriano Nascimento Rodrigues - Direito Noturno 8º Período "B"

    ResponderExcluir
  11. O estudo da libras me fez enxergar as grandes dificuldades que os surdos enfrentam no dia a dia, e já sofreram ao longo da história.
    Os conteúdos nos passado em sala de aula, mesmo que em pouco tempo, me fez compreender que os surdos precisam da nossa atenção e do nosso respeito, e que somos nós que devemos nos adaptar a eles e não eles a nós, como antigamente eram forçados a aprender a leitura labial .
    Nós como operadores do direito devemos lutar pela comunidade surda, que ainda é tão oprimida.
    Por fim quero agradecer ao professor Joilson, que teve tanta dedicação em nos ensinar, e como é admirável ver a preocupação que ele tem com o bem estar dos surdos.

    Jayara Oliveira, 8°"B"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando passamos essa ideia de inclusão e respeito pela comunidade surda, valorizamos e dados voz e vez aos surdos. parabéns

      Excluir
  12. A disciplina me surpreendeu bastante positivamente, pois trouxe muito mais conhecimento do que esperava. Acreditava que iria aprender apenas a me comunicar de forma gestual através da LIBRAS, mas a matéria vai muito além disso, pois busca nos fazer refletir sobre uma cultura rica que a comunidade surda possui. E, por riqueza, falo em inteligência, persistência e muita garra em conseguir se desenvolver de diversas formas; aprender a ler, estudar, compreender as demais pessoas (ouvintes), se comunicar, superar todos os obstáculos!
    A sensação é de que mesmo com o calendário semestral corrido, conseguimos fazê-lo ser bastante proveitoso e cheio de aprendizado. Acredito que superei alguns preconceitos com relação à surdez e hoje vejo os surdos não como "coitadinhos" e sim como guerreiros por superarem tantos desafios que muitos não conseguem nem sequer se imaginar vivendo!

    Larissa da Rocha Carvalho, 8º período "C"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade esse semestre foi corrido e muito feriado, mas fico feliz por você ter capitado a mensagem central.

      Excluir
  13. Estudar libras foi uma experiência incrível. Desde o primeiro dia de aula quando o professor nos apresentou o mundo das pessoas com deficiência auditiva, todo seu contexto histórico, todas as dificuldades e preconceitos sofridos no passado e ao evolução da língua dos sinais. Foi muito enriquecedor!
    A didática utilizada pelo professor nos prendeu à atenção; sua sensibilidade, leveza, seriedade, paixão pelo que faz, e os conteúdos apresentados em filmes, texto, trabalhos, documentários, entrevistas, nos ajudou entrar mais nesse mundo, que, até antes das aulas,era um pouco desconhecidos para a maioria de nós. Ademais aos ensinamentos, ficou a mensagem do chamamento para as oportunidades de carreira na área jurídica, vez que Libras ainda é pouco explorado e há lacunas a serem preenchidas.
    Para minha vida, de todo conteúdo aprendido a cada aula, levarei os ensinamentos de aceitação, superação, leveza nas dificuldades, e sobretudo, dar valor a "perfeição" do nosso corpo e sentidos, mesmo quando não somos "perfeitos", pois certamente, a inteligência humana nos apresentará novas possibilidades de vencer, a exemplo da língua dos sinais.
    Acredito que cada um de nós, da nossa maneira, pode ajudar a construir um mundo com mais inclusão social, menos preconceito e mais aceitação as "imperfeições" físicas. Sendo assim, no futuro bem próximo, histórias como nos foram apresentadas ao vlogos dos 6 meses possam ser mutiplicadas.
    Estudar libras foi uma viagem ao universo de possibilidades e sobretudo, de nos tornar mais humanos.
    Obrigada Professor por seus ensinamentos e por ter trazido tanta emoção com seu conteúdo! Sempre tive respeito aos surdos, mudos, cadeirantes, cegos ... e pagar libras ratificou o meu olhar sobre essas pessoas e "possibilidades".
    Emmanuelle Tenório Gomes - 8"B"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ouvir suas palavras de encorajamento e respeito pelo surdos, verdade essas suas palavras Estudar libras foi uma viagem ao universo de possibilidades e sobretudo, de nos tornar mais humanos.. bjs parabéns

      Excluir
  14. Libras, tem me feito imaginar o quão valiosa é essa linguagem através de sinais. É Por meio dela que milhares de pessoas portadoras de deficiência auditiva e de fala, conseguem se comunicar. A partir dela, você consegue aprender uma série de sinais que se transformam em palavras.

    Muitos surdos aprendem libras nos centros brasileiros voltados exclusivamente para pessoas deficientes. Mas não são somente os deficientes que precisam aprender, pois a família de deficientes também precisa aprender a se comunicar com eles.

    Seja para você que possui algum deficiente na família ou não, o fato é que aprender libras pode ser uma grande forma de um dia conseguir se comunicar com alguém portador da deficiência.

    Por fim, aprender libras não é simplesmente aprender uma linguagem de sinais, mas sim, aprender a ajudar as pessoas, e vou até mais além, é ajudar alguém a ser mais feliz...




    Thiego Grigorio 8"B"

    ResponderExcluir
  15. O Estudo da Libras foi de grande relevância na grade curricular nesse semestre,pois fez-me ver esse mundo maravilhoso dos surdos com outros olhos,e me ensinaram muito que levarei comigo o resto da minha vida. Principalmente sobre o filme do lutador de MMA, é uma história de superação e de força de vontade. Meus agradecimentos ao professor pela sua eficiência que ministrou suas aulas, que sentirei saudades. Aprendi muito com tudo e com todos, pena que foram poucos os nossos encontros mais de grande importância relevância para nossa vida acadêmica.

    Agralio de Souza Alves Filho - 8° B

    ResponderExcluir
  16. Quando começamos o período, fui surpreendida com uma pergunta de uma colega, ela simploriamente me perguntou se eu não iria trancar a matéria de libras, eu curiosa a indaguei sobre por qual motivo eu iria trancar a matéria, e ela me respondeu: Ora, libras não vai acrescentar em nada na sua vida. Minha resposta foi certeira, “amiga, eu não sei nada do assunto, não sei se irá realmente me servi, mas de uma coisa eu sei, LIBRAS É INCLUSÃO. E é por esse motivo que eu vou estudar a matéria, se a faculdade está me dando esta oportunidade então não vou desperdiçar.
    Por motivos diversos, não tivemos as primeiras aulas, e quando finalmente teve aula eu faltei. Mas na primeira aula que fui me encantei, ri muito também, porque estudar libras além de tudo é se divertir. A aula foi extremamente dinâmica, não tinha como não gostar.
    Assim, na semana seguinte convenci minha amiga que trancou a matéria a assistir a aula comigo, assim ela fez. E foi a todas as aulas seguintes. Ela viu o que eu vi no primeiro dia, a dinâmica da aula, e a importância do tema.
    Estamos acostumados com tudo do nosso jeito, nunca nos importamos com as necessidades dos outros, e estudar libras é se colocar à disposição do outro para ajudá-lo, para entende-lo, para que a pessoa surda saiba que não é só ela tem que se adaptar ao mundo, o mundo também tem que se adaptar a ela.
    O que eu aprendi durante o semestre, estarei levando para a vida. Acho que nenhum aluno olha hoje para um surdo com os olhos de 6 meses atrás, hoje olhamos querendo nos comunicar, amparar. Entendemos minimamente, o quão difícil é ser surdo e viver num mundo onde a maioria das pessoas finge que isso não é um problema delas, que isso é um problema somente deles.
    Assim, terminei as aulas com o mesmo pensamento, só que com mais força: libras é sim inclusão social, não é apenas um quesito a mais no meu currículo, ela é a melhor forma de unir ouvintes as pessoas com deficiência auditiva.
    Por fim, quero parabenizar ao professor Joilsom Carvalho, que ministrou brilhantemente as aulas e plantou a sementinha do amor pela disciplina de Libras em nossos corações.
    Um abraço,
    Lydia Lays Alves da Silva – 8º “B”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lydia, que lindo seu depoimento, suas palavras expressa profundamente todo o preconceito em que as pessoas tem em estudar libras, fico feliz por te acreditado no seus sentidos e se permitir em ter essa experiência, a qual pelo seu relato foi ótima, meus parabéns e que você possa levar essa inclusão para sua carreira profissional, bjs

      Excluir
  17. Inicialmente agradeço ao Professor Joilson por ter nos apresentado de modo simples e claro a disciplina de Libras em que desconhecia quanto à sua importância social e educacional da qual facilita o acesso aos esclarecimentos dos Direitos Sociais dos surdos e mudos. Para mim a disciplina de Libras na grade do curso de Direito foi muito importante porque através dela obtive melhor conhecimento a língua de sinais tanto para a minha vida profissional como (e principalmente) na minha vida pessoal já que tenho um sobrinho que é mudo e durante estes 6 meses desta disciplina, ampliou a minha visão quanto às necessidades dele enquanto cidadão e garantia dos seus Direitos sociais. Diante disso, pretendo após o curso me aprofundar na língua de sinais e enquanto profissional do Direito, colaborar para a universalização da libras nas instituições de ensino.
    José Raul do Nascimento Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, e isso mesmo, temos que incluir essas pessoas na nossa sociedade

      Excluir
  18. Foi uma experiência inovadora, a listras me mostrou um mundo que eu não conhecia, achava até o que os surdos não tinham a capacidade de estudar, trabalhar, forma uma família.
    Hoje eu consigo enxergar o mundo atras das libras de forma diferente, através dessa língua o mundo pode abrir novas oportunidades, e a facilidade de comunicado para com os surdos, o que falta ainda é a vontade das pessoas em querer aprender a língua ou a obrigatoriedade que o governo poderia influenciar ainda mais nas escolas, no ambiente de trabalho também nas grandes empresas por exemplo, pois sendo algo rotineiro as pessoas aprendem de uma forma mais fácil e leve.
    Foi uma experiência muito boa!
    Luísa nascimento 8p. B

    ResponderExcluir
  19. JOSÉ PEDRO DA SILVA NETO - 8º C
    Fui surpreendido com essa disciplina. Digo: surpreendido de forma positiva. No primeiro momento acreditava que seria mais uma disciplina flexível, apenas para preencher o curriculum, porém, no decorrer desses últimos meses descobri um universo que ainda não havia desbravado.
    Consegui sair da periferia de minha existência, e fazer um mergulho profundo em meu íntimo, e por vezes me colocar no lugar desses maravilhosos seres humanos que ao nascer ou no decorrer da vida por algum motivo furtaram esse, que é um dos sentidos mais importante de nossa vida “a audição”. Mas, para essas pessoas um mero obstáculo que diariamente está sendo batido.
    Diga-se de passagem, nosso magnifico professor Joilsom com sua maestria conseguiu despertar em cada um de nós a necessidade de enxergar o deficiente auditivo com um olhar diferenciado e muito mais apurado já a partir dos primeiros encontros, graças as suas dinâmicas e os vídeos por nós assistidos.
    Em suma, levarei essa experiência pra toda minha vida. E como tudo que é bom tem que ser compartilhado, compartilharei com os meus essa jornada que tem como cerne o ser humano que não consegue ouvir por esse órgão chamado ouvido, mas que nos surpreende pela capacidade de ouvir pelo coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, que você possa levar para sua vida profissional e colocar em pratica.

      Excluir
  20. Confesso que nunca tive interesse em aprender a matéria Libras, acreditava que não me acrescentaria em nada saber apenas de uma linguagem de sinais e que o surdo mudo era aquela visão de pessoas que eu tinha, com no fundo, aquele preconceito. Com as aulas ministradas muito bem com dinamismo e conhecimento pelo Prof Joilson, fui abrindo a minha cabeça e me interessando mais por esse mundo que até então para mim era misterioso. Pude ver com os filmes e documentários indicados e alguns assistidos em sala pelo Prof, este universo que precisa ser mais mostrado pelas pessoas para quebrar o paradigma do preconceito e haver a inclusão social dessas pessoas que são tão normais e podem fazer atividades normais como nós. Obrigada, Professor, por nos apresentar esse mundo encantador e fazer abrir a minha mente e me interessar cada vez mais pelas Libras e mostrar as outras pessoas que não é uma simples “matéria” que ensina apenas a linguagem de sinais, mas sim um mundo que mostra pessoas que precisam ser mais reconhecidas e que merecem o maior valor.
    Mariana dos Santos Marinho - 8 “B”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, que você possa levar para sua vida profissional e colocar em pratica tudo que aprendeu.

      Excluir
  21. Logo quando vi que poderia ter a possibilidade de aprender LIBRAS em meu curso , para mim foi de grande alegria ,pois já sentia uma vontade muito grande de aprender sobre a lingua de sinais.Porém fui surpreendida com a reação de alguns colegas ,até mesmo da própria sala de aula ,com algumas atitudes preconceituosas que me perguntavam : " você não tem mais o que fazer não?para cursar libras?" ou ate mesmo ouvir a frase : " Vai procurar mais o que fazer menina!".Para mim perdeu quem não quis essa oportunidade.
    Quero agradecer ao Professsor Joilsom que brilhantemente nos ensinou como todo carinho a olhar com outros olhos para os surdos,fiquei encantada com a disciplina . nós ensinou á ser um ser humano melhor em poder ajudar a outra pessoa que é tão excluida da sociedade.
    Para mim poder ter essa oportunidade ,foi gratificante ,pois hoje posso ajudar um surdo na rua, possso ouvi-lo , e até mesmo me tornar uma amiga.
    O curso de LIBRAS é de grande importância para qualquer ser humano e ter como disciplina na faculdade de direito então, melhor ainda.Foram 6 meses e para ser sincera gostaria de ter sido mais .
    Devemos lutar pela inclusão dos surdos na sociedade, pois são pessoas ,seres humanos como nós.tão normais quanto nós!
    Pretendo me aprofundar no aprendizado de LIBRAS , e como profissional que me tornarei quero lutar para a que a inclusão devida seja feita.Para que escolas, intituições de ensino tenham a disciplina em sala de aula .
    Obrigada Professor pelas grandes lições que foi passada em sala de aula, o ultimo filme que foi passado para resumo o " THE HAMMER" , me emocionou e me ensinou muito!
    Um grande Abraço.

    DAYANNE GLAYSE BATISTA DOS SANTOS 8º B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, que você possa levar para sua vida profissional e colocar em pratica tudo que aprendeu.

      Excluir
  22. ALVARO DANTAS SILVA

    A matéria inserida em nossa grade, é e foi de suma importância, pois além de abrir a mente dos alunos para algo que nao é tão falado, ou melhor, algo desconhecido, mas que nos deu vontade de buscar maiores informações e conhecimentos sobre libras, começando a partir dos sinais, formando frases, vendo também que não so é usado somente as mãos, e sim com gestos corporais, expressões faciais, dentre outros.

    Apesar de pouco tempo, em apenas 6 meses, nosso professor Joílsom conseguiu passar tudo da melhor maneira, sempre bem atencioso e buscando aprofundar nossos conhecimentos, para que os que ate então estavam aprendendo, alem de ensinar ao próximo, mostrar que libras existe e é muito importante para a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, que você possa levar para sua vida profissional e colocar em pratica tudo que aprendeu.

      Excluir
  23. James Oliveira Fernandes, 8º Período, turma B, Noturno.
    Vou confessar que inicialmente o meu pensamento era pagar apenas uma disciplina eletiva e cumprir com a grade exigida pela faculdade, no entanto, esse pensamento foi mudando de acordo com as aulas, o docente Joilsom nos expôs brilhantemente toda a história do surdo no mundo e no Brasil. Nossa mente foi se moldando e começamos a entender como é difícil viver em sociedade tendo uma deficiência, pois há um preconceito social muito forte ainda, bem como os próprios surdos são preconceituosos com eles mesmos e acabam se afastando da sociedade por pensar que ele não será incluído. Podemos ver que apesar de todas as dificuldades muitos surdos conseguem vencer na vida e alcançar a concretização do seu sonho, isso nos faz pensar que mediante a coisas tão poucas desistimos ou deixamos os nossos sonhos de lado, por pensar que jamais conseguiremos alcançar. Quem poderia imaginar que um surdo pudesse falar? Chegar a lutar no MMA? Dar aula para alunos ouvintes? Depois do curso de libras sabemos que é totalmente possível, com certeza sairemos desse curso valorizando mais as pessoas com deficiências e valorizando mais a nossa vida que por vezes por tão pouco reclamamos e desistimos. Foi uma experiência fantástica esse curso de libras, daqui em diante nossa mente estará aberta para a inclusão social dos portadores de deficiência, seja ela qual for. Professor Joilsom, muito obrigado por ter sido fundamental para a nossa mudança de mente e entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, que você possa levar para sua vida profissional e colocar em pratica tudo que aprendeu. fico muito feliz com suas palavras meu amigo e mais ainda por você ter despertado essa consciência. abraço

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Antes desconhecida, agora faz-se luz...
    A princípio só mais uma disciplina para completar a grade acadêmica, LIBRAS me fez descobrir um mundo que ao mesmo tempo que é desconhecido, é comum a todos. Durante o decorrer da disciplina diversos aprendizados me fizeram voltar no tempo para situações que na época não compreendia, mas hoje faz-se luz.
    O surdo, parcela da população expressiva em números que ainda sofrem com preconceito e com nossa ignorância, não são indivíduos menos capazes. Nós, ouvintes, que muitas vezes os olhamos com pena que somos os escravos desse barulho incomodo que costumamos chamar de “som”. Pude entender o porquê do meu colega lá do ensino fundamental insistia em tirar o aparelho auditivo pra correr, antes o que achava um absurdo conflitante na minha mente infantil, hoje encaro como um ato de liberdade.
    Nas aulas, que muitas vezes eram quase um relaxamento, crescemos juntos, aprendemos juntos e com toda certeza iremos fazem alguém se sentir menos desconfortável qualquer dia desses na rua.
    Como todo fim, um aprendizado. Espero que cada vez mais, alunos, professores e nossa sociedade como um todo esteja preparada para lidar com essas pessoas que por falta de preparo, infelizmente, ainda estão à margem da sociedade.

    YTALO AUGUSTO SOUZA SALES 8ºC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras meu nobre... Antes desconhecida, agora faz-se luz... Libras

      Excluir
  26. Confesso que inicialmente o meu desejo em cursar Libras foi apenas porque não conhecia absolutamente nada da língua de sinais. Mas logo nas primeiras aulas já percebi a importância que a referida disciplina faria na minha vida, pois aquilo que era desconhecido passou a ter um valor que até então não fazia ideia. A Libras permitiu me aproximar e conhecer o mundo dos surdos com todas as dificuldades que essas pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia. Preconceito, exclusão, discriminação, enfim, tudo aquilo que a sociedade sabe e fecha os olhos, apenas pelo fato dos surdos serem uma minoria diante de um a população de mais de duzentos milhões de habitantes de brasileiros.
    Os filmes, documentários, as práticas apresentadas pelo Professor Joilsom Saraiva, que com competência e conhecimento de especialista que é, me inseriu de vez no mundo dos surdos, possibilitando-me conhecer um pouco sobre a vivência e as necessidades dessas pessoas. Conhecer uma nova língua a essa altura da vida foi uma experiência gratificante, principalmente por se tratar de algo diferenciado do que já estou acostumado absolver em sala de aula. Mudou realmente a minha visão de ver e perceber o surdo, e olha que não era preconceito, mas uma distância que havia por falta de interesse e também não saber a língua deles.
    Parabéns Professor Joilsom! O senhor me ensinou em tão pouco tempo, seis meses, que a gente deve valorizar o surdo porque são pessoas iguais a gente e que a diferença é produto da nossa imaginação. Vou levar para o resto da vida, inclusive me aperfeiçoar com novas experiências em outros cursos.
    Jorge Pereira Lins - 8º B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem Jorge é dessa forma que devemos buscar o conhecimento, Antes desconhecida, agora faz-se luz...
      abraço

      Excluir
  27. Guilherme José Agra de Lima.

    A Disciplina de Libras me fez conhecer uma nova sociedade que eu não conhecia e que era, até então, apenas uma disciplina para mim. Na verdade, não se trata apenas de uma disciplina, mas sim de um aprendizado para toda a vida. Como foi visto no decorrer das aulas de Libras, constatei que eu não fazia a menor ideia do que se tratava. Percebi que os surdos, no decorrer da história, foram discriminados e marginalizados indevidamente, por puro desconhecimento dos ouvintes sobre esse universo complexo dos surdos. Verifiquei que os surdos, na sua maioria, são pessoas bastante inteligentes, com uma grande facilidade no tocante ao aprendizado. Confesso que me interessei por essa matéria.
    Professor Joilson com toda sua competência e maestria, me apresentou esse universo, possibilitando-me conhecer um pouco sobre a vida e as necessidades dessas pessoas. Com toda certeza, a disciplina de Libras me tornou um ser humano mais compreensivo com as diferenças existentes em nossa sociedade, e que não devem ser ignoradas.
    Os governantes necessitam ter uma sensibilidade maior para com os surdos, cegos, deficientes físicos e cerebrais, pois esses indivíduos merecem toda dignidade e respeito inerente aos seres humanos "normais". Na verdade, nenhum ser humano é normal. Temos que deixar de tanta hipocrisia e temos que valorizar as pessoas. Os surdos sempre se mostraram ser pessoas dedicadas e eficientes em tudo que se dispuserem fazer.
    Fui surpreendido positivamente com essa disciplina. Era para essa disciplina ser uma matéria obrigatória e não opcional nos cursos de graduação e até no ensino médio, pois se assim fosse, iria conscientizar mais pessoas para essa relevante temática.
    Registre-se que, eu sou um amante das Artes Marciais e depois que vi a superação do lutador do UFC Matt "The Hammer" Hamill, vi que não existe barreira que atrapalhe o sonhos e os objetivos de um guerreiro determinado e focado.
    Muito Obrigado Professor por ter me ensinado a enxergar de uma forma muito mais positiva sobre esses seres humanos que são surdos.
    ALUNO: Guilherme José Agra de Lima - ALUNO DE DIREITO NOTURNO DA SEUNE. Email: guilhermejoseagradelima@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que esse conhecimento foi despertado em você, fico muito feliz por saber que irá olhar para o surdo de uma forma diferente e inclusiva. meus parabéns

      Excluir
  28. Ter colocado a Disciplina de Libras em minha grade foi umas das melhores escolhas que já fiz no curso de Direito.
    Não tinha ideia do tamanho da importância dessa Disciplina. Conheci um mundo que até então passava despercebido.
    O aprendizado e a utilização das libras facilita a comunicação com os surdos, fazendo com que ocorra a inclusão destes na sociedade.
    Meus sinceros agradecimentos ao professor Joilsom, pelo seu brilhante trabalho em sala de aula. Levarei esse aprendizado pelo resto de minha vida.
    Geysielle de Moura,
    8º período B

    ResponderExcluir
  29. Parabéns, que você possa levar para sua vida profissional e colocar em pratica tudo que aprendeu.

    ResponderExcluir
  30. Meu nome é Fernando Martins, eu curso o primeiro período de enfermagem na seune matutino, estou muito empolgado com o conteúdo que vi na matéria de libras, até agora, a cada aula aprendo novos sinais e novas palavras para o meu vocabulário de libras, também consigo entender um pouco mais sobre a vida do surdo na sociedade.
    Antes do curso de enfermagem nunca tive contato direto com a Libras, o mais próximo que tive com a Libras foi ouvindo relatos da minha tia Andressa, recém formada em pedagogia, ela estava fazendo um curso de libras no CAS - Centro de Atendimento As Pessoas Com Surdez em Maceio-AL. Ela me tirou algumas duvidas sobre a comunicação dos surdos e me falou muito bem da experiência que estava tendo de aprender se comunicar com surdos, logo compreendi a necessidade de aprender essa língua, vi possibilidade de conhecer o idioma, porém não pude fazê-lo naquele momento, para mim era inviável por questão de tempo na rotina de trabalho.
    Felizmente alguns meses depois me matriculei na Seune e vi que haviam aulas presenciais de libras na grade da de enfermagem, fiquei feliz (a Seune, está entre as pouquíssimas faculdades oferecem libras presencial na grade de enfermagem).
    A primeira aula foi uma chuva de novas informações para mim, confesso que fiquei um pouco inseguro (como eu disse nunca tive contato direto com esta língua antes), aos poucos estou entendendo e aprendendo a fazer os sinais, ao mesmo tempo em que aprendo mais sobre o surdo, seus sofrimentos, desafios e superações ao longo da história, antes eu não fazia ideia da quantidade de preconceito que o surdo já enfrentou nem dos preconceitos que ainda precisa vencer para inserir-se como igual na sociedade.
    O professor Joilsom está de parabéns. Ele tem nos passado o conteúdo de maneira fluída e interessante, isso me mantém sempre empolgado para o que vem a seguir.

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...