domingo, 13 de agosto de 2017


Primeiro Curso de Enfermagem no Estado de Alagoas, onde os alunos tem Libras na sua graduação obrigatória. Libras I, II, III e IV. Projeto de Libras Saúde visa à melhoria na qualidade do acesso à saúde por parte das pessoas com surdez. O desenvolvimento deste projeto, é despertar nos profissionais e acadêmicos da saúde o interesse pelo melhor atendimento às pessoas com surdez, por meio do conhecimento da realidade da comunidade surda com suas peculiaridades e desafios e, também, das demais pessoas com deficiência auditiva, fomentando assim ações de humanização do atendimento clínico às pessoas com surdez por meio da difusão e da promoção da acessibilidade, inclusive, em Libras e difundir as determinações legais, no que tange à acessibilidade à saúde das pessoas com deficiência.
Prof. Esp. Joilsom Saraiva

2 comentários:

  1. o Filme "O milagre de Anne Sullivan" narra um fato bastante interessante em que uma criança que foi acometida por uma patologia a meningite e a mesma sofreu sequelas como perder a audição e a visão, aos 7 anos de idade, Filha de pais de boa condição social, porém não sabiam lhe dar com o problema de Hellen Kelly, mas queriam que a criança se interagisse com o meio social, porém não sabiam o que fazer, foi aí que os pais contrataram uma professora particular para que lhe ensinasse como ela poderia aprender a lhe dar com as dificuldades e as limitações. Anne Sullivan foi uma grande mestra no saber, para levar informações de coisas do dia a dia para aquela criança aprender de forma fácil e interativa. A principio houve resistência por parte da criança, mas a professora foi guerreira e não desistiu daquela criança, mas foi persistente em transmitir coisas sinais de alguma forma para que ela compreendesse a existência das coisas e objetos para poder levar uma vida com mais alegria. Tudo é possível quando se quer muito algo, Então, juntou o desejo da professora de ensinar e a vontade daquela criança de aprender que se empenhou em querer aprender , e a professora foi magnânima em transmitir para a criança toda a sua força do querer e a criança aprendeu a usar através de sinais e se comunicar com as outras pessoas. É de suma importância esse aprendizado para nós futuros enfermeiros, e levar para o nosso campo de trabalho a comunicação com essas pessoas que merecem nosso respeito e admiração e eles sentirem que nós os vemos como pessoas normais e dar a elas um tratamento humanizado como e as merecem como seres humanos que são.

    ResponderExcluir
  2. Dayana Sarah Correia Marques 7° Periodo.

    Não. O vídeo mostra um preparo grande dos profissionais, desde a recepção até o atendimento médico. Na verdade uma grande parte do vídeo mostrou a interação e comunicação entre paciente e profissional. Ao fim do vídeo, podemos perceber algo do cotidiano, que é o profissional se dirigindo ao acompanhante, como se o acompanhante fosse o paciente, fazendo com que o paciente que é surdo se sinta excluído.
    Na realidade do meu cotidiano nunca presenciei algum profissional que falasse libras, e particularmente não conheço nenhuma unidade de saúde que faça um atendimento exclusivo ao surdo na linguagem de sinais. Estou no quarto da graduação e já passei por vários postos de saúde e alguns hospitais, e ninguém sabia falar libras. Claro que os surdos têm atendimento médico, mas talvez não como eles gostariam.
    Apesar de ser uma dificuldade de aderir a libras na área de saúde, levanta-se a necessidade de uma solução e ela deve começar na formação acadêmica, para que os profissionais estejam preparados para esse tipo de situação no meio profissional e em situações do cotidiano. E isso exige uma grande atuação das instituições de formação acadêmica na área da saúde. Para que não exista apenas alguns selecionados para o atendimento especializado em libras, mas sim todos trabalhando de forma intersetorial em busca do atendimento humanizado.

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...