domingo, 13 de agosto de 2017



Atividade de Libras IV - Sobre o Filme Linguagem do Coração.

Deixe aqui seu comentário sobre o filme, coloque seu nome completo e que 8º você esta cursando. 

36 comentários:

  1. O filme tem uma abordagem de superação, dedicação, humanização, inclusão e empatia. A Língua de Sinais foi muito importante na vida da Marie, através dessa linguagem ela conseguiu libertar- se da "escuridão" que vivia, aprendeu ser uma pessoa sociável, mudando assim sua vida. Essa forma de comunicação ajudou Marie ser uma pessoa importante e visível no convívio com as outras pessoas, pois antes disso, era difícil a comunicação com as pessoas.
    O filme é excelente e emocionante, proporciona uma reflexão sobre fazer a diferença na vida do outro e como o outro sentir- se melhor quando é aceito.
    Então esse filme fez entender que a Língua de Sinais é de fundamental importância para o diferencial na atuação de enfermagem e os surdos sentirão acolhidos. Além disso, entendi que não pode desistir quando tem algum objetivo na vida e apesar dos obstáculos deve- se persistir e buscar sempre o aprendizado, nesse caso, aprender a Língua de Sinais para prestar uma assistência humanizada e acolhedora as pessoas surdas.

    Maria de Fátima Luz Correia
    8º Período/ Enfermagem Matutino - SEUNE

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. filme linguagem do coração mostra a mudança de um menina chamada Marie, que não enxergava e nem escutava, chegando em uma convento parecendo um animal. Ela apenas sabe gritar e se debater, não tendo nenhuma comunicação, não deixava a tocar. Então uma irmã chamada Marguerite passa por cima das dificuldades e a ensina a se comunicar, porém vai passando os meses e os progressos são praticamente negativos. Com o passar do tempo a Marie começa a se entrosar com a professora Marguerite, ainda que bem lentamente, a se expressar e perceber que os outros tem a transmitir. Cada momento com a menina Marie é uma conquista, pois é uma transformação muito linda. Ao passar dos meses com o ensinamento que a professora Marguerite passa pra ela, já começa ter um comportamento menos agressivo deixando a pentear o cabelo, tomando banho, e trocando suas roupas.
    O filme mostrou a importância da libras, passando a dificuldade que o pais e qualquer outra pessoa leiga tem, por não estarem preparados para receber uma pessoa cega e surda. A importância do afeto, a vontade de ajudar ao ter e uma pessoa que mesmo com as dificuldades ajudou a Marie a evoluir.



    DISCENTE: THAYNA MAYRA M. DA SILVA 8 P MATUTINO SEUNE

    ResponderExcluir
  4. O filme mostra a emocionante história da irmã Marguerite e Marie, que é uma menina que nasceu surda e cega, e por causa disso não consegue se comunicar com ninguém ao seu redor.
    Ninguém acreditava que Marie poderia um dia se comunicar com alguém, mas com a ajuda de Marguerite isso se tornou possível. Aos poucos e depois de tanta relutância ela começou a se comunicar através da Língua de Sinais, onde aprendia o que era e qual era o nome dos objetos tocando-os, e depois pegava na mão de Marguerite para saber como era o sinal desse mesmo objeto.
    Ao desenrolar do filme Marie mudou seu comportamento, passou a ter um ótimo convívio com as demais pessoas, e até cuidou de Marguerite nos seus últimos momentos de vida. Marie continuou no instituto e fez por outras o que Marguerite fez em sua vida.
    O filme faz uma reflexão sobre como uma pessoa pode mudar a vida da outra fazendo a diferença. Isso pode refletir também para nós, em como queremos ser profissionais melhores. O enfermeiro sempre deverá buscar uma forma de comunicação que seja eficaz e efetiva para ajudar as pessoas da melhor maneira, sempre priorizando a assistência de qualidade e o respeito. E esse filme proporciona o entendimento de que todos merecem uma chance, e é uma linda história de superação, sensibilidade, aprendizado e de amor.


    Wellys Taynná Santos de Araújo Tavares
    8º Período Noturno. SEUNE

    ResponderExcluir
  5. O filme mostra uma história que foi baseado em fatos reais de Marie, uma menina cega e surda incapaz de se comunicar, vive em seu próprio mundo. Seu pai vendo sua extrema dificuldade para se adaptar, decide manda-la para um convento que cuida de crianças surdas. É nesse convento que a irmã Margarete que decide dedicar-lhe todo amor e atenção. Juntas elas vão encontrar uma forma de se comunicar, o que vai libertar Marie do mundo "selvagem e escuro" de onde ela nunca tinha sido capaz de sair, a irmã Margarete ensinou diversas coisas, desde as necessidades básicas de higiene, se vestir, comer e de principalmente se comunicar, relacionar e de perceber o que se tem ao seu redor.
    O filme é extremamente lindo, emocionante que através do amor, dedicação, persistência, capacidade de superação tudo é possível, além de ser uma lição de vida. E nos faz entender que a Língua de Sinais é de suma importância na vida de um deficiente auditivo e das pessoas ao seu redor.
    A Seune mostra o seu diferencial com aulas de Libras, e de como podemos aprender, ensinar e coloca-las em prática em nosso cotidiano.

    Amanda Custódio Lacet de Lima Silva
    8º Período Noturno

    ResponderExcluir
  6. O filme relata a história de Marie uma garota surda e cega, que tinha muita dificuldade em comunicar-se devido ao seu problema, no entanto seu pai, querendo o seu melhor levou-a para um convento onde cuida de crianças surdas, para que sua filha tivesse oportunidade de aprender a se comunicar e a conviver com outras pessoas de forma civilizada,foi quando ela conheceu a freira Margueritte, que se comoveu com sua situação e resolveu ajuda-la, não foi uma tarefa fácil, mais Margueritte acreditou que seria possível e com muito esforço e dedicação conseguiu com que que Marie aprendesse a língua de sinais, e a partir daí podendo ter um convívio melhor com as outras crianças do convento,com as outras freiras e até mesmo perante a sociedade, a dedicação da freira foi fundamental para a mudança daquela garota, ensinando-a não só os princípios de uma boa convivência, mais dando-lhe carinho e amor e isso fez total diferença em todo processo de aprendizado!! Maria Alaíne Gomes,8º período noturno

    ResponderExcluir
  7. CURSO DE ENFERMAGEM
    8º PERÍODO MATUTINO
    ALUNA: REGINA CELY ARAÚJO COSTA

    Esse filme é muito emocionante, ele mostra o quanto é importante lutarmos por nossos ideais, que não devemos nos abater diante das dificuldades, aquela menina tinha varias deficiências, ensiná-la não seria tarefa fácil, e nem tampouco impossível, o uso da libras foi muito importante na vida de Marie, foi através dela que tudo mudou, pode entrar em um universo que até então era desconhecido para ela que sempre viveu como um animal, sem comunicação e sem contato com o mundo exterior.
    É uma história de muita superação, dedicação e muito amor, qualquer pessoa poderia ter desistido daquela menina, mas ela lutou até a morte por uma causa que ela acreditava.
    Hoje vejo o quanto a libras tem se tornado importante para mim enquanto profissional, vejo como um diferencial, pois precisamos entender também a linguagem não verbal, para que as pessoas que necessitem da nossa ajuda sejam acolhidas com profissionalismo, carinho e dedicação.

    ResponderExcluir
  8. O filme "A linguagem do coracao", trata-se de uma história de superação. Uma menina que nasceu surda e cega, e que teve que romper os grandes obstáculos da vida ao lado de uma freira. O filme serve para autoreflexao, pois enquanto nós, "seres perfeitos", reclamamos de tudo que temos, para aquela nobre menina o tudo poderia ser apenas o básico para nós, que é poder enxergar e ouvir tudo que está ao nosso redor. Para ela tudo era desconhecido, mas ela lutou, com apoio da irmã, para se tornar uma grande pessoal. Ela pode aprender a se comunicar com outros por sinais, e isto foi um grande avanço para sua convivência entre outras pessoas, pois além de se comunicar ela podia sentir o outro e sentir os sentimentos .E apesar do sentimento de abandono pelos pais terem deixado ela ir, ao reencontra-los ela demonstrou do seu jeito o quanto os amavam e o quanto era grata por eles ter deixado ela aprender a viver um novo mundo. Com isto, concluo afirmando que, devemos viver transmitindo a linguagem do coração, lutando, peseverando, e sempre ser gratos a Deus por cada obstaculo que enfrentamos, pois este nos torna grandes, e vencedores. Que possamos ajudar aqueles que necessitam de nós, e que sejamos uns pelos outros!



    Aluna: Pollyana Roberta Aguiar de Oliveira

    8°período - Matutino. Seune.

    ResponderExcluir
  9. Edsônia Maria da Silva Domingos
    Acadêmica de Enfermagem
    8° período / Noturno - Seune.

    A linguagem do Coração

    O filme a linguagem do coração baseado em fatos reais no final do século XIX conta a história de uma menina "Marie" de 14 anos que nasceu cega surda e muda, que por isso não consegue se comunicar com outras pessoas. A garota foi levada pelo seu pai para um convento especializados em olhar por crianças surdas, onde a menina conhece a irmã Marguerite uma jovem Freira que sempre teve uma curiosidade sobre como deveria ser viver sem ouvir ou enxergar, a freira adota a menina como uma filha , mesmo com um grave problema de saúde , a irmã Marguerite luta incansavelmente para tirar Marie de seu universo particular de solidao , silêncio e escuridão. A irmã Marguerite foi a única pessoa a acreditar que Marie poderia aprender a se comunicar com outras pessoas. Marie é daqueles casos complicado , considerado perdido até que alguém lhe dá mais uma chance de libertação, com a diferença de que ela nunca fez nada de errado , apenas, nasceu sem ouvir e sem enxergar. O aprendizado de Marie foi lento, mas a irmã consegue fazer com que Marie aprenda a se comunicar com outras pessoas, através de línguas de sinais. A linguagem do Coração é uma história bonita onde a amor entre duas mulheres que tiveram suas almas conectadas como se fossem mãe e filha. Uma narrativa emocionante como uma pessoa pode fazer a diferença e mudar completamente a vida de outra pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor meu nome foi digitado errado.
      O correto é Edsônia Maria da Silva Gomes.
      Agradeço a compreensão.

      Excluir
  10. A linguagem do coração.
    Um belíssimo filme que conta a história da jovem Marie que nasceu cega e surda, isolada no seu mundo e sem ter como se comunicar sequer com os próprios pais. Seu pai ao ver que nada poderia fazer pela filha vai em busca de ajuda em um convento que ajuda moças surdas e vê seu pedido negado. Ao ver a jovem Marie, a irmã Marguerite sente em seu coração que a jovem veio para que ela ajudasse e aceita a difícil missão.
    Marguerite através de muita insistência é muito amor,nos dá a maior lição de vida, não devemos desistir do outro por maior que seja a dificuldade,devemos ajudar a tirar o outro da escuridão. Marie com muita dificuldade passa a aprender libras pelo toque aos objetos e as mãos de Marguerite que fazia o sinal. Como ensinar alguém que nunca viu um objeto,um animal a saber do que se trata ? Complicado mas não impossível, após muita luta a jovem aprende a se comunicar e quando a irmã Marguerite morre,Marie passa a auxiliar as outras freiras a tirar jovens como ela, da escuridão. Marie passa a ser alguém, passa a se comunicar após aprender a língua dos sinais.

    ResponderExcluir
  11. O filme relata uma história muito bonita de força de vontade, amor, dedicação pelo seu trabalho e afeto por uma pessoa que se tornou especial para a irmã Marguerite.
    Marie uma menina de 14 anos que nasceu cega e surda e que não conseguia se comunicar com o mundo ao seu redor, tendo assim um comportamento violento, a jovem irmã Marguerite comovida por ver aquela jovem perdida em seu tempo e espaço, resolve adotá-la como filha que luta incansavelmente para tirar a jovem Marie do seu universo particular de silêncio e escuridão. A irmã foi a única pessoa a acreditar no potencial que Marie poderia sorver, A se comunicar e a ter uma vida normal com as outras pessoas.
    O filme desenvolve o quanto a língua de sinais é importante é de fundamental para o diferencial na atuação de qualquer área profissional, os surdos são competentes para a descoberta de infinitas formas de performances e preparo corporal. A comunicação através da língua de sinais transmite ao surdo um acolhimento em seu universo de obstáculos e exclusão, por isso aprender a língua de sinais vai fazer um diferencial na assistência humanizada e acolhedora a entender que para todos a chance de ir além São muitas, basta acreditar e confiar em si.

    Viviane Felisberto dos Santos
    8°período noturno SEUNE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia Jessica Da silva
      8º período noturno SEUNE

      O filme A linguagem do coração nus mostra como saber abordar uma pessoa com suas limitações de forma humanizada, envolvendo uma forte dedicação e com isso tendo suas superações,que junto há isso nus mostram muito envolvimento em vários aspectos. O conhecimento da Linguagem de Sinais foi muito importante na vida da Marie, através dessa linguagem ela conseguiu libertar- se do mundo que só ela conhecia, por não ter conhecimento sobre a linguagem de sinais, a partir do conhecimento ela demostrou ser uma pessoa sociável. O filme é baseado em fatos reais, e nus faz refletir sobre fazer a diferença na vida de uma pessoa, independente de suas limitações. No filme mostra a persistência da irmã Margarete, por não desistir tão fácil da jovem Marie, por ela acreditar tanto que ela ia conseguir chegar onde queria com Marie. O filme mostra que não pode desistir quando tem algum obstáculo em nossa vida.

      Excluir
  12. Ana Lúcia Viana de Lima
    8° período / Noite - Seune

    A linguagem do Coração

    O filme a linguagem do coração relata a história de uma adolescente sega, surda e muda de nascença, filha de um casal humildade em um mundo fechado, tornando-a incapaz de se comunicar com as pessoas/mundo ao seu redor. Por amar tanto sua filha, seus pais desesperados por não conseguirem uma comunicação ou uma melhor conexão com a mesma, por consequência de um comportamento violento e agressivo, eles decidiram levá-la para um convento de freiras que realiza um bonito trabalho que é cuidar de crianças surdas. A madre superiora por falta de condições e habilidades para cuidar da mesma, a recusa, freira Marguerite a qual de início sentir um carinho eo desejo de ajudar alguém que visivelmente necessita de um cuidado especial, com sua insistência conseguiu fazer com que a madre superiora voltasse atrás, convencendo a mesma de que poderia cuidar da adolescente. Irmã Marguerite e a adolescente Marie se conhece, mesmo sabendo da dificuldade e dos grandes obstáculos que iria enfrentar, a mesma luta incansavelmente com uma dedicação e um amor inexplicável para tira- lá de um mundo que se resume em solidão, silêncio e escuridão. Dessa forma Marie aprende no convento um forma de se comunicar, e libertar-se de uma escuridão onde nunca teria a capacidade de sair sozinha, então finalmente a mesma conseguiu ser educada e ser inserida no convivio social com a ajuda da idealista irmã Marguerite. Há quem admita não saber como se comunicar com deficientes auditivos. Quem insiste em um comportamento preconceituoso se esquece de que, com o passar dos anos, o próprio ato de envelhecer se refletirá na redução da audição.

    ResponderExcluir
  13. O filme relata da história de uma menina cega,surda e muda,nao sabia falar línguas de sinais ela era uma menina selvagem,nao tomava banho,nao penteava o cabelo e andava descalço,margarete quando viu Marie pela primeira vez viu q ela erá uma menina diferente no começo foi difícil dominar Marie maís aos poucos ela foi conseguindo,primeiro pelo cabelo,depois pelo banho roupas e sapatos e por último foi o principal ,o seu canivete o material q Marie maís amava e foi o canivete q estimulou Marie a se desenvolver e ser curiosa , daí então foi só perguntas e sucesso para Marie,entao Marie se transformou em outra pessoa fina educada e preste a passar pra outras meninas o q ela sabia.Enfima a língua de sinais foi muito importante porque foi o primeiro passo para que Marie se tornasse independente e iguais as outras meninas e Margarete já sabia que estava com tuberculose fez com que Marie aprendesse imediatamente porque geralmente Marie tinha que se virar sozinha,esse filme foi muito emocionante e simplesmente espetacular.

    ResponderExcluir
  14. E UMA HISTORIA DE UMA MENINA DE 14 ANOS QUE NASCEU CEGA E SURDA, QUE NÃO CONSEGUIA SE COMUNICAR COM COM O MUNDO QUE VIVIA, ONDE SEU PAI POR NÃO CONSEGUIR LIDAR COM SEU COMPORTAMENTO RESOLVEU LEVA-LA AO MEDICO ONDE O MESMO O ACONSELHOU A INTERNA-LA EM UM ASILO, O PAI ACHOU MELHOR LEVA PARA UMA INSTITUIÇÃO DE SURDO ( INSTITUIÇÃO LARNAY) ONDE FOI ACOLHIDA POR UMA FREIRA A IRMA MARGUERITI ONDE LHE TEVE COMO UMA FILHA MESMO COM GRAVES PROBLEMAS ONDE LUTOU INCANSAVELMENTE PARA TIRA-LA DO UNIVERSO DE SOLIDÃO, SILENCIO E ESCURIDÃO, FOI UMA RELAÇÃO MATERNA ONDE AS DEMAIS FREIRAS NÃO ACREDITAVAM QUE A MENINA PODERIA APRENDER A SE COMUNICAR COM OUTRAS PESSOAS E TER UMA VIDA NORMAL POR SER CEGA E SURDA, UMA HISTORI QUE MOSTRA QUE MESMO COM TODA DIFICULDADE UMA PESSOA PODE FAZER A DIFERENÇA E MUDAR A VIDA COMPLETAMENTE DE OUTRA PESSOA..
    DAI O NOME DO FILME " A LINGUAGEM DO CORAÇÃO".

    CARMEM VIVIAN / SEUNE
    8º PERIODO NOTURNO

    ResponderExcluir
  15. Ana Paula Barros Correa
    8 período manhã
    Filme a linguagem do coração

    O filme relata a história de irmã Marquerite e Marie uma menina de 14 anos que nasceu cega e surda, e por causa disso teve dificuldade para se comunicar e se relaciona com as pessoas que vivia ao seu redor.
    Então a irmã Marquerite passa por cima das dificuldades e preconceitos e ensina Marie a se comunicar após algum tempo com muita dificuldade ela consegue a se comunicar_se com a irmã Marquerite.
    No desenrolar do filme podemos ver que Marie tem uma mudança em seu comportamento passou a ter um ótimo convívio com as demais pessoas e chegou até cuidar de Marquerite nos seu últimos dias de vida,Marie continuou no instituto e fez por outras pessoas o que recebeu de Marquerite.
    O filme nos mostra que cada um de nós merecemos uma chance, é uma linda história de superação, determinação, conquista e ensina a verdadeira linguagem de amar um ao outro.

    ResponderExcluir
  16. O filme a linguagem do coração baseado em fatos reais que aconteceu na França no final do século XIX, foi uma história extremamente emocionante que relata a história de uma família que tiveram uma filha surda e cega, e por causa dessa deficiência não se comunicava com ninguém, e não sabia fazer outra coisa a não ser gritar e debater e completamente insociavel. Até que um dia seus pais conheceram um convento onde cuidava de jovens com necessidades especiais e irmã Marguerite conhecendo a história da aquela família se comove e resolve ajudar.
    Irmã Marguerite dedicada que sempre levava a sério o desejo de ajudar o próximo não desiste em nenhum momento de Marie, e a partir daquele dia se dedicava a ensinar Marie o se socializar para que ela tivesse uma vida normal, e o que mais o filme me chamou a atenção era o carinho e a dedicação que irmã Marguerite demonstrava com Marie, e com todos as crianças e em nenhum momento pensou em desistir mesmo com tantas dificuldades, passou a ensinar a língua de sinais tornando Marie uma garota culta fina e educada, para Marie a língua de sinais foi muito importante porque foi o primeiro passo para que ela se tornasse independente.

    Maria Edirene Nunes
    8º Período Noturno. SEUNE

    ResponderExcluir
  17. O filme relata a incrível história de vida e superação de Marie. Baseado em fatos reais descreve a história de uma menina que é surda e cega desde que nasceu com comportamento agressivo e que apresenta uma grande dificuldade para comunicar-se com outras pessoas, inclusive seus pais. Marie é encaminhada por seus pais a uma instituição voltada para meninas surdas e que são alfabetizadas através da língua de sinais. A partir deste momento Marie conhece a irmã Marguerite a qual passa a viver diretamente com Marie. Irmã Marguerite inicia um longo e difícil trabalho para ensinar Marie aprender a libras e bons modos de comportamento já que a menina não possui nenhum nível de comunicação. Um fato muito importante a destacar é que irmã Marguerite fez total diferença na vida da garota, não desistiu de ensiná-la mesmo diante tantas dificuldades, ao decorrer dos dias Marie passou a comportar-se melhor, foi alfabetizada e se tornou uma menina educada e agradável, prendeu libras e passou a viver outra realidade ajudando também novas meninas que chegavam na instituição.

    Letícia Rafaele Rufino Lima 8º período, noturno.

    ResponderExcluir
  18. O filme relata uma linda história de superação e amor vivida por Marie, uma menina que viveu por muito tempo sem comunicar-se com as pessoas devido a deficiência auditiva e visual que apresentava, a menina tinha comportamento agressivo e não permitia qualquer que fosse o tipo de contato, até que conheceu Marguerite, uma irmã de coração bom que vivia num convento para onde a menina Marie foi levada. A freira queria muito ter um contato mais próximo com ela, mas ela resistia, até que ao passar dos meses o comportamento da menina que antes era agressivo foi diminuindo gradativamente e assim ela se permitiu aprender. Com a atenção da irmã, Marie aprende a linguagem dos sinais e a forma que cada objeto tem para que ela possa identificar e saber diferenciar cada qual. A partir de então um vínculo entre elas foi formado, de maneira tão linda que a irmã sabendo que os seus dias de vida estavam contados, preparou a menina para sua partida ,desde então Marie cuidou da sua companheira até o dia de sua morte e fez por outras crianças o mesmo que a freira fez por ela, despertando assim um sentimento de gratidão e amor pelo que lhe foi ensinado.
    O filme deixa claro a importância da linguagem dos sinais para as pessoas, mostrando o diferencial que um simples ato de entender o outro pode transformar vidas e trazer a satisfação para aqueles que não se sentem compreendidos.
    WILLIANY WALESKA MORAES DA SILVA
    8º PERÍODO NOTURNO

    ResponderExcluir
  19. O filme relata a linda história de Marie, uma garota cega e surda que por ter essas limitações nao conseguia se comunicar com sua família. Era uma garota muito agressiva. Seu pai decidiu levá- la para um convento, chegando lá marrie foi bem acolhida por uma freira chamada "marguerite" que tinha um maravilhoso coração e deu o seu melhor para que a mesma aprendesse a língua de sinais_ libras,pois só a partir dai que ela iria se tornar mais independente . Marguerite por está doente e saber que iria morrer, preparou marie para viver bem sem a sua presença. assim marie se tornou uma menina forte, ajudando outras meninas da mesma forma que foi acolhida.
    Aluna:Cleyane feitosa
    8* período noturno
    Seune, Enfermagem.

    ResponderExcluir
  20. Patrícia Nascimento dos Santos 8*noturno seune 24 de agosto. O filme a linguagem do coração relata a história de uma adolescente que é cega e surda de nascença, a mesma vivia em seu mundo aprisionada sem conseguir se comunicar com sua própria familia, então seu pai ver sua filha aos 14 anos totalmente incapaz de se socializar com as outras pessoas à sua volta,em desespero ele procura ajuda e vai até um convento onde as religiosas educam crianças com deficiência auditivas, mas ao chegar no convento com seu pai Marie fica assustada e se desespera, então a madre superiora ao se deparar com a jovem cega e surda, que comporta-se como um animal selvagem, nega o acolhimento a jovem, mas a irmã Marguerite fica impressionada com a adolescentes e sentiumagrande empatia por ela, determinada a ajudar a moça ela insisti com a madre que pode educar e socializar Marie, com o passar dos dias a irmã Marguerite percebe que não será fácil, mas a mesma não desiste apesar de estar lutando contra um grave problema de saúde.Quando Marie aprende a se comunicar por meio da linguagem dos sinas irmã Marguerite senti que cumpriu sua missão, tirando a jovem da imensa escuridão e silêncio em que a jovem vivia, preparando a parasuperar os desafios que surgirem em sua vida.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Nathalia maria trajano silva,8°período matutino.

    O filme relata a história de Marie uma menina cega e surda, criada pelos pais sem qualquer educação e convívio com outras crianças. Marie era selvagem, agressiva, vivia em constante medo. O contraste entre liberdade e prisão conduz boa parte da narrativa, Marie é presa no próprio corpo que lhe impede de aproveitar a vida lá fora. A linguagem do coração acompanha o encontro de Marie com a irmã Margaret no convento. Vendo aquela moça tão frágil, a irmã Margaret decide educar a menina , e no começo essa tarefa parecia praticamente impossível. Nesse processo de ensinar Marie a conviver em sociedade a irmã Margaret recebe o apoio da irmã Ariana uma jovem surda e parcialmente cega, após muitos conflitos e muitas tentativas fracassadas marie se permitir tomada banho,pentear os cabelos,a vestir-se como uma menina da sua idade. E através da linguagem de sinais, do toque e do amor a irmã Margaret aos poucos consegue ensinar Marie a enfrentar seus medos. Irmã Margaret preparou Marie em todos os sentidos inclusive a entender a morte, irmã Margaret vem a falecer mais os ensinamemtos e a herança da comunicação deixada por Margaret vertente acompanharam Marie por toda a vida. E assim como aprendeu, Marie ensina outras meninas que chegam ao convento com a mesma deficiência e as mesmas dificuldades. Filme muito lindo e com muitos ensinamentos.

    ResponderExcluir
  23. Marguerite que, ao ver a Marie Heurtin, sente uma grande compaixão pela menina. Afinal, paramos pouco para pensar nisso, mas qualquer um de nós poderia ter nascido cego(a), surdo(a) e mudo(a). E que tipo de oportunidade teríamos tido se isso tivesse acontecido, Marguerite tem uma série de sentimentos em relação a Marie Heurtin logo no início. Primeiro, ela fica surpresa, depois fascinada, curiosa, desafiada e com compaixão da menina. E faz aquilo que todo católico deveria se dispor a fazer: levar o conhecimento de Deus e de Jesus para todas as pessoas, independente das condições em que elas se encontrem. Contrariando a todas as pessoas daquela época, Marguerite insistiu com a madre superiora para buscar Marie Heurtin e tentar ensinar-lhe a língua dos sinais. A tarefa é duríssima e vemos isso em detalhes neste filme. Aliás, este é um dos aspectos desafiadores e ao mesmo tempo um diferencial desta produção: ela não alivia em contar a história. Há diversos momentos de angústia porque vemos Marguerite batalhando para fazer Marie Heurtin sair de seu casulo e começar a entender o mundo ao seu redor e, principalmente, interagir com os outros.
    Um filme fundamental, não apenas por nos fazer refletir sobre o muito que não sabemos e sobre como evoluímos na educação nas últimas décadas, mas também por nos fazer repensar sobre os nossos próprios atos.


    DISCENTE: MARIANA VIEIRA DOS SANTOS
    FACULDADE: SEUNE / MATUTINO 'A' 08 PERÍODO

    ResponderExcluir
  24. Aluna: Yasmim Amorim
    8 período matutino - seune

    O filme a linguagem do coração conta uma história altamente emocionante de Marie uma menina surda e cega que vivia com os pais e não tinha convívio algum com outras pessoas, vivia isolada e com atitudes animalescas e agressivas. Marie é levada a um convento e encontra a irmã Margaret que com todo amor começa a ensinar a Marie além da libras através do toque também é ensinada a se cuidar e fazer suas atividades de vida. Marie pouco a pouco começa a perder seus medos e abrir o coração para aprender. Margaret com todo o amor prepara Marie para a vida ajudando a entender a morte, pois estava passando por um problema muito sério de saúde. Esse filme nos faz refletir sobre a importância da libras na vida das pessoas surdas. Por Marie não conhecer a linguagem vivia no silêncio e com medo. Outra lição que ele traz é sobre o amor, dedicação e persistência, qualidades que desenvolvemos que nos fazem realizar algo Seja por si próprio ou por alguém. E mais nos ensina a aceitarmos as diferenças sem críticas apenas compreendendo do que o outro necessita mesmo sem palavras.

    ResponderExcluir
  25. Aluna: Renata de Almeida Trindade
    8período matutino
    O filme relata a história de Marie, uma garota que nasceu cega e surda, Marie vivia em seu próprio mundo sem conseguir se comunicar com ninguém, nem com seus próprios pais ;seu pai procurou ajuda em um convento que cuidava de criancas surdas , porém devido Marie também ser cega tornava mais difícil ajuda la ,pensando nisso a madre supervisora fo convento recusou aceita la.Graças a freira Margueritte que se dispôs a ajudar Marie a madre aceito.a menina no convento.Margueritte mostrou que quando estamos disposto a ajudar uma pessoa independente das suas limitações se a ajuda for de bom coração sempre conseguiremos alcançar nossos objetivos! Um pouco de.boa vontade , persistência torna tudo mais fácil para chegar no objetivo desejado, mesmo sabendo que seria uma tarefa árdua, a Freira encarou o desafio, é é assim que devemos pensar nada é fácil mais se decidirmos que é isso que queremos devemos correr atrás!

    ResponderExcluir
  26. Um filme que conta bem uma história de uma flera é uma criança criada como bicho que por sua vez não possui visão, audição e fala , e seus pais não sabiam como lidar com essa deficiência . No entanto procurou ajuda no convento. Uma fleira que se apaixonou pela garota e resolveu depois de insistir tanto que sua madre superior a aceitasse que ela cuidasse da menina , dai começou toda a luta para conseguir educa-lá ,no começou foi muito difícil , porém com muitos esforços e aos poucos foi conseguindo e a garota foi se mostrando uma menina doce e bem carente , e até seus pais foi conseguindo se aproximar da filha depois que viu que ela estava evoluindo , tudo foi ensinado a mesma , Porém a madre sofria de um problema sério respiratório onde o lugar que se encontrava o convento era desfavorável para sua saúde e precisou se ausentar para cuidar da sua saúde e a menina não soube lidar com isso pois a pessoa que ela tinha como referência e confiava era a madre , sabendo disso a madre resolveu voltar e se dedicar a garota , em sua volta a madre dessa vez a ensinou que existia a morte e que ela iria morrer,, no entanto ela não desistisse de aprender coisas novas , pois com sua ausência a garota tinha regredido , a madre não queria mais manter contato direto com a menina pois tinha se apegado demais a mesma e não queria que ela a visse nesta situação , depois a menina passou a cuidar de sua madre onde aí os papéis se inverteram e o cuidador passou a ser cuidado, não durou muito tempo para a madre partir mas dessa vez a garota entendeu o que havia acontecido e todos os dias ia visitar o tumulo e contar o que estava acontecendo em sua vida por meio da linguagem dos sinais.
    Esse filme é muito tocante pois mostra o amor e persistência que a madre teve por esta menina e o quanto ela foi recompensada por todo o carinho que a menina retribuiu e amor , esse foi uma história de dedicação mesmo para com o próximo, abrindo mão da sua própria vida pra cuidar do outro , é um relato lindo que emociona a todos que o assiste , e o quanto a língua dos sinais a comunicação é importante na vida de cada ser humano , o filme nos mostra que sem a comunicação independente de qual seja ela é essêncial para a sobrevivência do outro na sociedade ,que é através da mesma que conseguimos todos os nossos objetivos, onde a comunicação é um direito para todos .

    ResponderExcluir
  27. O filme relata sobre a historia de uma jovem cega e surda, conhecida como Marie Heurtin, onde não consegue se comunicar com mundo. Seu pai cansado de lutar e sem saber o que fazer leva a menina ao Instituto Larnay para meninas surdas, no qual conhece a irmã Marguerite, a partir desse momento passaram a ter uma relação diferenciada, onde a irmã propôs se dedicar a jovem e assumiu o papel de socializa-la, um papel árduo, porem gratificante para a irmã. Pois ela a adotou como filha e passou a mudar a menina de viver no seu mundo particular de solidão. Mesmo diante de toda dificuldade da irmã, pois estava vivendo um momento delicado, devido a sua saúde, ela não desistiu da jovem Marie.
    A irmã Marguerite foi à única pessoa a acreditar que Marie poderia aprender a se comunicar com outras pessoas e ter uma vida normal, apesar do ceticismo das outras freiras e internas do Instituto Larnay. Marie é um daqueles casos complicados, considerados perdidos até que alguém lhes dá uma chance de redenção, com a diferença de que ela nunca fez nada de errado, apenas nasceu sem ouvir e sem enxergar.
    A evolução da jovem foi gratificante para todos ao seu redor, pois passou a enxergar a vida diferente, tendo os sentidos das coisas. Além da forma que como foi narrada, uma historia de amor entre duas pessoas, e como suas almas eram conectadas, um amor de mãe e filha.
    Diante de toda historia, conclui-se de como é importante acreditar do potencial de cada pessoa, e como foi importante o papel de ensinar métodos para que uma pessoa com problemas visuais e de surdez pudesse ser mais um inserido na sociedade. A libra foi à forma que a irmã conseguiu fazer com que a jovem se inserisse com as outras pessoas e se sentisse útil diante das pessoas. Pois era a forma de se comunicar e as pessoas conseguissem interpretar e entender.

    Nome: Anne Gracielle Alves do Nascimento
    8º período Noturno

    ResponderExcluir
  28. A linguagem do coração

    A historia é linda,comovente,surpreendente,e principalmente envolvente.A cada capitulo nos arremete a emoções diferentes,e por saber que o filme foi baseado em uma historia real foi que me causou maiores emoções.
    A personagem de Marie é uma menina pobre,muda ,surda e cega e é impedida de contato com mundo externo devido a ignorância dos pais,ou devido aparentemente as “suas limitações”.A vizita da irmão Marguerite muda a história de vida de Marie para sempre.Ela é levada pra um convento onde começa todos os desafios da irmã Marguerite que de início se identifica muito com a garota e logo cria uma experiência belíssima.Marguerite tem uma doença incurável,e ver Marie como sua ultima missão de vida.Muito curiosa tem fascínio ,descobrir como seria se ela fosse assim.
    A paciência e o amor que a irmã sentiu por Marie foi o que mais me chamou nesse filme,e isso me fez refletir que:tudo que realmente fizermos com amor ,dedicação e carinho...no final dará certo!A vida é feita de desafios diariamente seja em família,amizade ou no trabalho,sempre haverá desafios,cabe a nos escolher a maneira de enxergar cada um.Temos que perceber quê: não é necessário ver para enxergar que a vida é bela,que não é preciso ouvir para sentir as vibrações boas e ruins que a vida nos oferece,e mais ainda,falar pra poder expressar o que sentimos.
    Fiquei encantada com a historia do filme e de como a libra é abordada,e importante desde séculos anteriores ate os dias atuais,pena que ainda não é vista como IMPORTANTE como deveria ser!
    A parte mais triste dessa historia foi a morte da Marguerite,forçando a Marie viver um dos seus maiores desafios.
    A importância da língua na vida de Marie foi sua comunicação com o mundo externo.

    ResponderExcluir
  29. O filme relata a incrível história de vida e superação de Marie. Baseado em fatos reais descreve a história de uma menina que é surda e cega desde que nasceu com comportamento agressivo e que apresenta uma grande dificuldade para comunicar-se com outras pessoas, inclusive seus pais. Marie é encaminhada por seus pais a uma instituição voltada para meninas surdas e que são alfabetizadas através da língua de sinais. A partir deste momento Marie conhece a irmã Marguerite a qual passa a viver diretamente com Marie. Irmã Marguerite inicia um longo e difícil trabalho para ensinar Marie aprender a libras e bons modos de comportamento já que a menina não possui nenhum nível de comunicação. Um fato muito importante a destacar é que irmã Marguerite fez total diferença na vida da garota, não desistiu de ensiná-la mesmo diante tantas dificuldades, ao decorrer dos dias Marie passou a comportar-se melhor, foi alfabetizada e se tornou uma menina educada e agradável, prendeu libras e passou a viver outra realidade ajudando também novas meninas que chegavam na instituição.
    Letícia Rafaele Rufino Lima 8º período, noturno.

    ResponderExcluir
  30. A Linguagem do Coração
    Resenha sobre o filme
    O filme se passa no final do séc.XIX, na França, com uma adolescente que é surda e
    cega de nascença chamada Marie e que seus pais apesar de demonstrar carinho e
    atenção tem dificuldade de ensinar e educar no mínimo pra vida. Seu pai então decide
    levá-la ao convento daquela região, que cuidava de crianças e adolescentes surdas na
    esperança de ver sua filha aprendendo alguma para sua sobrevivência futura.
    No convento a única que tem coragem de se aproximar dela é Marguerite que ao vê-la
    em cima de uma árvore assustada e arredia como um bicho decide tirá-la de lá e aí
    começa uma linda e frutífera amizade, onde os obstáculos são muitos a todo momento,
    mais que Marguerite não desiste fácil. O que fica evidente no filme é o amor, como com
    amor , dedicação e atenção é possível fazer o impossível.
    Aos poucos Marie conseguia perceber os objetos, sentir com as mãos as coisas ao seu
    redor e aí sim expressar com sinais o que Marguerite fazia nas mãos dela(Marie). A partir
    daí houve uma explosão no aprendizado e ela pôde se comunicar com as pessoas a sua
    volta de uma forma completamente diferente, sua alma foi libertada em todos os sentidos.
    Mais durante a convivência entre as duas, Marguerite teve sérios problemas de saúde o
    que fez com que as duas se separassem pela primeira vez, pois a freira precisou se tratar
    de problemas respiratórios fora do convento. Este acontecimento deixou Marie confusa e
    houve um retrocesso em todo seu aprendizado.
    Marguerite ao saber volta do tratamento mesmo sem estar completamente curada, pois
    quer continuar ensinando a Marie sobre a vida.
    Neste período, ela mostra a adolescente que todos um dia precisam morrer e é o que
    termina acontecendo com a freira. De forma surpreendente ela aceita e ainda de forma
    carinhosa diariamente visita o túmulo de sua “incentivadora” relatando tudo o que se
    passa com ela e com outras meninas iguais a ela onde passou a ajudar no aprendizado.
    O filme nos mostra que com amor e dedicação é possível vencer os obstáculos que a vida
    nos oferece.

    ResponderExcluir
  31. O filme Linguagem do Coração, trata da história de uma menina surda e cega, a mesma vivia isolada e só tinha contato com os pais, porém existia muita dificuldade em educa-la pois, ela não aceitava ser penteada e era muito difícil para dar banho nela.
    Já sem saber o que fazer com Marie, seus pais decidem levá-la a um convento que trabalhava com pessoas com necessidades especiais, de início ela foi rejeitada, porém após a insistência de uma freira, Irmã Margarete, Marie foi aceita.
    Irmã Margarete com muita dificuldade e amor, conseguiu educar Marie e ensina-la a linguagem de sinais. Essa atitude de perseverança, mostrou a Marie um novo mundo, ela não era mais uma "selvagem", agora ela era limpa, educada e conseguia se comunicar. Irmã Margarete mudou a vida de Marie, e após ter cumprido sua missão morreu.
    Esse filme me tocou bastante e me deixou emocionada, pois é uma história de superação e amor, vivida por elas, além de ressaltar a importância da comunicação para vida de uma pessoa, pois a linguagem de Sinais, inseriu Marie no mundo. Realmente é um excelente filme.

    Yasmin Laurynne/Seune
    8º Período Matutino

    ResponderExcluir

II Libras Show: Música Libras Flor e Beija Flor Atividade desenvolvida na disciplina de Libras, pelos alunos 1º período de Enfermage...